IPGII

Vencendo a vaidade que há em mim

Vaidade é algo que todos nós temos. Por mais humilde que a pessoa possa ser ela enfrentará esse mal que há dentro dela em algum momento, pode acreditar. Sendo assim, quero chamá-lo a observar comigo três coisas que, geralmente, estão ligadas a vaidade e como podemos vencê-las.

𝗖𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 – Muitas vezes nos apoiamos no nosso conhecimento, talvez porque estudamos muito sobre um determinado assunto, desde culinária à teologia, queremos mostrar conhecimento e, muitas vezes, nos sentimos desprezados quando não somos ouvidos.

𝗖𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼𝗹𝗲 – Nós sempre queremos controlar alguma coisa, isso é o pecado agindo em nós. Sempre procuraremos alguma situação em que possamos controlar, se não for no trabalho, será em casa. Se não for em casa, será na igreja. Se não for na igreja, será a respeito da própria vida, no que diz respeito ao tempo, finanças ou outra coisa qualquer. Queremos controlar até aquilo que não podemos como o amanhã.

𝗖𝗼𝗻𝗳𝗶𝗮𝗻𝗰̧𝗮 – É claro que confiança é algo bom, quando depositada na pessoa certa, mas o que quero destacar como fonte de vaidade é a autoconfiança. Algo que está cada vez mais em alta nos tempos atuais. A internet, a televisão e até reuniões religiosas estão cheias de pessoas ensinando outros a confiarem em si mesmos, ignorando o pecado, o coração enganoso e a nossa limitação.

A Escritura nos alerta sobre o perigo da vaidade. O salmista expressa: “𝗡𝗮 𝘃𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲, 𝘁𝗼𝗱𝗼 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗺, 𝗽𝗼𝗿 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗳𝗶𝗿𝗺𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗲𝗷𝗮, 𝗲́ 𝗽𝘂𝗿𝗮 𝘃𝗮𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲.” (𝗦𝗹 𝟯𝟵.𝟱𝗯). A Escritura nos ensina o que fazer para vencer este mal que, constantemente, bate à porta do nosso coração. Em 𝗣𝘃 𝟯.𝟱 está escrito: “𝗖𝗼𝗻𝗳𝗶𝗮 𝗻𝗼 𝘀𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿 𝗱𝗲 𝘁𝗼𝗱𝗼 𝗼 𝘁𝗲𝘂 𝗰𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝘁𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗿𝗶𝗯𝗲𝘀 𝗻𝗼 𝘁𝗲𝘂 𝗽𝗿𝗼́𝗽𝗿𝗶𝗼 𝗲𝗻𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼.”. É necessário então:

Reconhecer que nosso conhecimento é limitado e frágil. Reconhecer que nossa mente, por mais informada que seja, não detém todo conhecimento. Reconhecer que só do Senhor vem a verdadeira sabedoria.

Renunciar o controle das nossas vidas, entendendo que é o Senhor o dono dela. Renunciar os nossos planos quando o Senhor nos mostrar que o que planejamos não é o caminho. Renunciar nossos desejos pecaminosos, para viver uma vida de santidade que agrada o Senhor.

Repousar nas promessas graciosas e maravilhosas de Deus, não em nossos próprios recursos. Enquanto a autoconfiança enche cada vez mais o coração de ansiedade, a confiança no Senhor traz repouso e descanso ao coração aflito.

Não temos como vencer a vaidade do nosso coração com nossas forças. É preciso se entregar a Jesus para que na força do seu poder sejamos mais que vencedores. Jesus é o conhecimento que traz salvação. Jesus é o Rei que governa perfeitamente, fazendo o que é melhor para o seu povo. Jesus é o descanso para nossas almas, nele podemos confiar e repousar. Que Deus nos abençoe!

𝗣𝗼𝗿: 𝗥𝗲𝘃. 𝗥𝗼𝗯𝘀𝗼𝗻 𝗟𝘂𝗶𝘇 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗥𝗲𝗶𝘀

plugins premium WordPress