IPGII

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Uma referência numa geração sem referencial

É sabido que o ser humano precisa de um paradigma. Precisamos de uma referência para servir de parâmetro para nossa vida. Toda geração precisa de referência, porque uma geração sem referencial se perde no caminho, fica sem direção, sem valor e sem alvo. Não sabe o que fazer nem para que rumo seguir. Sendo assim, quero tomar um personagem do Antigo Testamento, cuja biografia tem muito a ensinar sobre o tema supracitado. Ele foi uma referência numa geração sem referencial. Seu nome é Noé (𝗚𝗻 𝟲. 𝟵). Vamos aprender três lições sobre a sua vida:

Em primeiro lugar, a vida justa (𝗚𝗻 𝟲. 𝟵). “𝗘𝗶𝘀 𝗮 𝗵𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗡𝗼𝗲́. 𝗡𝗼𝗲́ 𝗲𝗿𝗮 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗺 𝗷𝘂𝘀𝘁𝗼 […]”. A palavra justo aqui traz a ideia de retidão. Seu foco é apontar para questões éticas. Ser justo ou reto aqui vem para mostrar a relação de Noé com o seu semelhante. Vem para ressaltar como era sua relação interpessoal. Trata-se de um conceito para realçar a sua conexão relacional com o povo daquela sociedade. Lembre-se, Noé não era um personagem fictício de Hollywood. Noé era um homem real. Era um indivíduo histórico, cujos dias foram contados desde o seu nascimento até a sua morte. Era uma pessoa de carne e osso, como eu e você. Por isso, por ser homem, ele estava sujeito às mesmas intempéries e situações a que estamos sujeitos. Contudo, mesmo assim, viveu uma vida ilibada na sua geração.

Por isso, digo que a nossa geração não tem o direito de apresentar justificativas, dizendo que não consegue ser assim, porque a sociedade agora é outra. Não, não é plausível apresentar argumentos negativos para nos eximir da nossa responsabilidade ética. Somos pessoas para ser exemplos para gente da mesma natureza, com a mesma estrutura e essência que a nossa. Seja uma pessoa justa para uma geração sem referência de justiça.

Em segundo lugar, a vida íntegra (𝗚𝗻 𝟲. 𝟵). “𝗡𝗼𝗲́ 𝗲𝗿𝗮 𝗵𝗼𝗺𝗲𝗺 𝗷𝘂𝘀𝘁𝗼 𝗲 𝗶́𝗻𝘁𝗲𝗴𝗿𝗼 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲 𝗼𝘀 𝘀𝗲𝘂𝘀 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝗿𝗮̂𝗻𝗲𝗼𝘀 […]”. Noé era um modelo na conduta para sua família, mas também para seus vizinhos. Agora, porém, outra palavra é utilizada para realçar outro aspecto da sua vida naquela sociedade. O Íntegro aqui aponta para a ideia de perfeição ou sincero. A palavra é usada para apontar a relação de Noé com Deus. O seu coração não era dividido, mas íntegro para com o seu Deus.

A nossa vida, como a vida de Noé, nalgum dia também vai virar história. Mas, precisamos ter em mente que somos responsáveis por nossa geração. Agora é o tempo de sermos modelos para aqueles com os quais convivemos. Ter uma vida íntegra como Noé teve é extremamente necessário.

Talvez alguma coisa da nossa história até repercute positivamente na vida da futura geração. Porém, precisamos atentar para o dia de hoje, para o tempo que se chama agora. Seja uma referência de integridade para a sua geração. A sociedade contemporânea carece de modelo de vida justa e íntegra, como Noé o foi.

Em terceiro lugar, a vida espiritual (𝗚𝗻 𝟲. 𝟵). O texto santo é categórico. Ele afirma: “𝗡𝗼𝗲́ 𝗮𝗻𝗱𝗮𝘃𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗗𝗲𝘂𝘀”. É muito importante entender que vida com Deus é muito diferente de vida religiosa. Muitas pessoas têm vida religiosa. São cumpridoras de liturgias, mas estão distantes de Deus. Professam conhecê-lo, entretanto, o nega por meio de suas obras. Com Noé era diferente. Ele tinha vida com o seu Deus.

Por certo, Noé não tinha vergonha de ser tachado de radical pelos seus contemporâneos. Ele decidiu assumir a sua identidade como crente daquela época. Ele andava com o Senhor Deus. Ele era um homem que orava, porque andar com Deus envolve ter vida de oração. Era um homem que adorava, porque andar com Deus tem como reflexo a vida de adoração.

Alguém que anda com Deus não tem vergonha de professá-lo. Noé era um homem que professava sua fé, porque quem anda com Deus testemunha na sociedade acerca da sua fé. Não tinha medo de sofrer retaliação, nem de ser perseguido por causa da sua fé. Sua vida espiritual era um exemplo para outros. Era algo notório como Noé levava o Senhor a sério. Sua vida espiritual era impactante.

Quem sabe sua vida não tem refletido justiça, nem integridade, muito menos vida com Deus. Porém, concluo a nossa reflexão, apresentando a receita para que você seja uma referência para uma geração sem referencial. Para ser uma referência é preciso que aconteça com você o que aconteceu com Noé. O que Noé fez naquela sociedade, não foi fruto de sua virtude, nem de seu mérito, mas resultado daquilo que a graça operou em sua vida. Veja o que diz a Palavra de Deus: “𝗡𝗼𝗲́ 𝗮𝗰𝗵𝗼𝘂 𝗴𝗿𝗮𝗰̧𝗮 𝗱𝗶𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗦𝗘𝗡𝗛𝗢𝗥” (𝗚𝗻 𝟲. 𝟴). A graça que alcançou Noé numa geração perdida fez dele uma referência para um povo sem referêncial.

Saiba que, à semelhança de Noé, você também pode achar a mesma graça. Agora, que fique claro, muito claro, que quem foi alcançado pela graça está devidamente habilitado para ser justo, ser íntegro e andar com o Senhor Deus. Digo mais, quem foi transformado pela graça tem a obrigação de ser um luzeiro em meio às densas trevas. A graça que transforma também mune o indivíduo para ser testemunha do Senhor Jesus no mundo. Portanto, deixe a luz de Cristo brilhar por meio de sua vida. Seja uma referência para aqueles que têm vivido sem referencial.

𝗣𝗼𝗿: 𝗥𝗲𝘃. 𝗙𝗮𝗯𝗶𝗼 𝗛𝗲𝗻𝗿𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲 𝗝𝗲𝘀𝘂𝘀 𝗖𝗮𝗲𝘁𝗮𝗻𝗼

plugins premium WordPress