IPGII

Somos fracos

“…𝗗𝗲 𝗯𝗼𝗮 𝘃𝗼𝗻𝘁𝗮𝗱𝗲, 𝗽𝗼𝗶𝘀, 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗺𝗲 𝗴𝗹𝗼𝗿𝗶𝗮𝗿𝗲𝗶 𝗻𝗮𝘀 𝗳𝗿𝗮𝗾𝘂𝗲𝘇𝗮𝘀, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗺𝗶𝗺 𝗿𝗲𝗽𝗼𝘂𝘀𝗲 𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗲 𝗖𝗿𝗶𝘀𝘁𝗼” (𝗜𝗜𝗖𝗼 𝟭𝟮.𝟵𝗯)

Temos a impressão equivocada de achar que o poder de Deus está sobre nós quando tudo está bem. Infelizmente, à medida que o tempo passa, aqueles que começaram de forma correta, confiando no Senhor, vão se perdendo e começam a achar que estão no controle, mas ainda achando que fazem as coisas para a glória de Deus e sob o poder de Deus, até que somos confrontados por alguma limitação. É o que Paulo nos ensina aqui neste texto. Gostaria de compartilhar três lições que aprendemos com essa experiência que Paulo teve com Deus.

Humildade – Deus sabe como somos sujeitos ao orgulho, principalmente, quando somos colocados numa posição de destaque e, por isso, pela sua graça, ele permite que sejamos confrontados com algumas oposições para que nos humilhemos diante da sua soberania. No caso de Paulo, Deus suscitou um espinho na carne para livrá-lo da soberba. Talvez você esteja passando por algo que tem te humilhado, não menospreze isso, pelo contrário, reflita sobre essa situação. Isso é o poder de Deus te aperfeiçoando na fraquesa.

Dependência – Deus pode usar outras pessoas como canais de bençãos para nós, mas somente ele é a fonte. Desde Adão e Eva a humanidade busca ser independente. Quando achamos que podemos fazer tudo conforme nossa força estamos dizendo através de nossa atitude: “Deus não sabe o que é melhor pra mim”. Ou ainda: “Deus não é poderoso para cumprir o que prometeu”. Paulo, contudo, nos ensina a suplicar ao Senhor. Ele também tomou o caminho da gratidão e não da murmuração. Muitos de nós, se não todos, nos irritamos quando Deus não nos atende dentro das nossas perspectivas. Entretanto, Paulo entendeu que a situação que se encontrava era para o seu bem, para não se ensoberbecer. Quando a fraqueza bater a porta sejamos gratos não murmuradores.

Suficiência da graça – Observe a expressão que Paulo usa “de boa vontade”. Ele se submete de maneira confiante. Não é porque Paulo gostava de sofrer, mas porque creu na resposta de Deus “a minha graça te basta”. Paulo aquietou seu coração confiando que o Senhor supriria suas necessidades. Enquanto alimentarmos nossa auto-suficiência não conseguiremos enxergar e desfrutar o poder de Deus operando em nós.

Em geral as pessoas acham que viver circunstâncias agradáveis, gozar de boa saúde, ter livramento de aflições, são expressões do poder de Deus na vida. Mas o poder de Deus também se revela em nossas fraquezas, quando reconhecemos que somos fracos e Deus, por sua graça e poder, nos transforma, nos tornando úteis para a adoração e o serviço do Reino. Que Deus nos abençoe!

𝗣𝗼𝗿: 𝗥𝗲𝘃. 𝗥𝗼𝗯𝘀𝗼𝗻 𝗟𝘂𝗶𝘇 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗥𝗲𝗶𝘀

plugins premium WordPress