IPGII

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quem Está no Controle da Sua Vida?

Estamos nos primeiros dias do ano de 2024. Certamente você já tem buscado realizar algum ou alguns dos seus planos para o ano. Entretanto, a pergunta que faço a você é: como você tem tentado realizar seus projetos? Se você responder a pergunta do título deste texto terá a resposta para esta pergunta agora. A decisão de quem vai estar à frente do que fazemos é fundamental.

Todos nós temos decisões todos os dias a tomar, algumas simples outras mais complexas, mas todos os dias tomamos decisões. Não há nada de errado em fazer planos, na realidade isso é comum e saudável. Também não há nada de errado em tomar decisões, isso faz parte da vida enquanto aqui estivermos.

Muitos sonhos e projetos, muitas resoluções e decisões são tomadas por nós sem qualquer preocupação quanto à vontade de Deus. Fazemos tudo conforme nossa própria capacidade intelectual permite, ou como a nossa força suporta, como se fôssemos o próprio centro da nossa existência. Sem levarmos em conta muitas vezes que dependemos de Deus, que é ele quem nos dá a direção correta para tudo em nossa vida. Um exemplo claro disso é Davi, que estando em perigo, sendo perseguido por Saul, encurralado na cidade de Queila, ainda consulta ao Senhor se era para ele e seus homens saírem daquele lugar (1 Sm 23.1-14). Com certeza eu e você não pensaríamos duas vezes em fugir, sem consultar o Senhor.

Duas coisas, entretanto, precisam ser aprendidas por nós, para que tenhamos a direção correta, vinda do Altíssimo:

1 – A Instabilidade da Vida – A Palavra do Senhor compara a nossa vida com uma nuvem, um vapor, ou ainda, um breve pensamento. E por causa da brevidade da vida é necessário que entendamos que nossos sonhos e planos são frágeis. Assim como a vida é breve, ela também é insegura, não temos como garantir nossa vida por mais cinco minutos que seja. Podemos usufruir dos recursos humanos para a saúde, estabilidade financeira, para a diversão, mas essas coisas também são inseguras. Por isso, diante da instabilidade e insegurança da nossa vida, não podemos confiar nas coisas que planejamos.

2 – A Vontade Soberana de Deus – Há, porém, alguém Forte e Todo-Poderoso, em quem podemos confiar e nos sentir seguros, o nosso Deus. A Escritura nos diz que: 1) Ele é o Autor da vida, ele nos criou e sabe quem somos e do que precisamos; 2) Ele é o Preservador da vida, é Ele quem nos sustenta, nos dá força, nos dá saúde, abençoa nossa família, quem abre e fecha portas conforme sua vontade, sua companhia e proteção é real; 3) Ele é o Senhor da vida, aqueles que acham que dirigem suas próprias vidas perderam a noção de quem é o Senhor, o Soberano sobre tudo e todos.

Precisamos entregar nossas vidas nas mãos do Senhor, é ele quem tem o controle de tudo. Podemos planejar, mas sem esquecer que o mais importante não é o que planejamos, mas o que Deus preparou para nós. Quando nos concentramos no que queremos, sem levar em conta o que Deus quer, somos afligidos pela frustração e ansiedade. Quando planejamos, entregando tudo ao Senhor, ainda que alguma coisa não aconteça conforme o planejado, nos alegramos naquele que dirige e governa nossa vida e planos. Não podemos deixar que a nossa arrogância nos faça ignorar a vontade de Deus.

Que o Senhor nos abençoe!

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress