IPGII

Preparação para a Evangelização

O apóstolo Pedro disse que devemos estar sempre preparados para responder àqueles que pedirem razão da nossa esperança (1Pe 3.15). Os apóstolos, assim como homens e mulheres usados por Deus no primeiro século da era cristã estavam preparados. Grandes servos de Deus, que foram usados poderosamente ao longo da história da igreja, estavam prontos para dar razão da esperança que habitava em seus corações. A pergunta que faço é: Você está preparado?
O apóstolo Paulo, imitando a Cristo, se tornou exemplo para todos nós nesta tarefa. Por onde Paulo passava ele evangelizava com extrema desenvoltura. O resultado disso foram muitas e muitas vidas transformadas pelo poder de Deus.
Em sua segunda viagem missionária, ao passar por Tessalônica, Paulo foi à sinagoga dos judeus, como lhe era de costume, sendo relatado que “arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos” (At 17.2-3). Paulo pregou o evangelho de maneira clara. Os três verbos utilizados no texto mostram isso. O verbo “arrazoar” é traduzido de dialegomai, de onde vem as palavras diálogo e dialética. Este verbo traz a ideia de ajuntar pensamentos com pensamentos, como peças de um quebracabeça que quando encaixadas formam uma imagem completa e lógica. O verbo “expor” traz a ideia de abrir a mente de alguém para que algo fosse compreendido. E o verbo “demonstrar” [paratithemi] é a junção de duas palavrinhas, para, que significa “ao lado de”, e tithemi, que significa “colocar”. Ou seja, o termo significa literalmente “colocar ao lado de”, justamente o que Paulo fez colocando as profecias do Antigo Testamento acerca do Messias ao lado da vida de Jesus, demonstrando que Este era Aquele.
Paulo estava muito bem preparado, e usou toda a sua capacidade intelectual para pregar o evangelho de maneira clara e convincente. Mesmo sabendo que Deus é soberano na salvação de pecadores, o apóstolo não se eximiu da sua responsabilidade no preparo. Sabendo que o Espírito é quem transforma os corações, Paulo não abriu mão de suas capacidades intelectuais e racionais ao apresentar o evangelho. Pelo contrário, ele fez excelente uso de suas capacidades, dadas pelo soberano Deus, para deixar a mensagem do evangelho a mais cristalina possível aos seus ouvintes.
Diante disso, novamente ecoa a pergunta: E você, está preparado para a evangelizar? Nós nos preparamos para tantas coisas na vida. Preparamo-nos para passar no concurso desejado, ou no vestibular, nos debruçando nos livros horas e horas. Preparamo-nos para sermos bons profissionais, gastando recursos e energias em cursos, pós-graduações, mestrados e doutorados. Por que não nos preparamos para cumprir uma das tarefas mais importantes e sublimes dadas por Deus a cada um de nós?
Portanto, não se esqueça que a preparação para a evangelização é imprescindível na vida do cristão. Ore ao Senhor pedindo sabedoria, oportunidade, disposição e unção do alto. Mas, além de orar, estude as Escrituras com esmero; leia bons livros, inclusive sobre evangelização; participe de todas as programações que puder nas quais haverá pregação e ensino da Palavra; não deixe de ir aos cultos dominicais e prestar total atenção à exposição das Escrituras; participe com dedicação da Escola Bíblica Dominical; invista em cursos sobre o assunto; caminhe com irmãos maduros e aprenda com eles. Tudo isso, e muito mais, contribuirá para a sua vida de evangelização, e você verá conversões acontecendo por sua instrumentalização. Por isso, prepare-se, cristão!
Por: Rev. Luciano Vieira Ribeiro
Igreja Presbiteriana do Guará II

plugins premium WordPress