IPGII

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Natal: Jesus nasceu!

Dezembro faz com que todo o cenário da sociedade contemporânea seja alterado. As ruas ficam mais iluminadas, as casas enfeitadas e as lojas decoradas. As músicas sinalizam que é tempo de festividade. As famílias se movimentam para preparar as suas refeições. As pessoas dão e recebem presentes. Viagens são planejadas para conhecer lugares e rever familiares. São muitas as facetas alusivas ao natal.

Em dezembro o clima é mesmo diferente. Na referida ocasião, esteticamente, muita coisa muda. Alteração também acontece no comportamento das pessoas. Na verdade, o povo se torna mais solidário. Inclusive alguns relacionamentos são reatados. Tudo vem para nos lembrar que o natal se aproxima. Entendo que tudo que é feito durante a ocasião do natal tem o seu valor. Sinceramente gosto muito dessa época do ano. Mas, os efeitos daquilo que vemos são superficiais, não são duradouros. Todavia, existe um Natal do qual poucos conhecem que produziu e continua a produzir mudanças profundas. O Natal verdadeiro produziu efeitos extraordinários na vida de muitas pessoas.

Aqui vamos listar alguns efeitos daqueles que são conhecidos como os pastores de Belém (Lc 2.1-20). A cena descrita pelo evangelista Lucas é cinematográfica. Fala de homens comuns exercendo no campo a função pastoril. Homens que viravam à noite para proteger o rebanho. Tudo parecia ser uma noite comum, quando de repente um ser angelical desce até onde estão. O evento é repleto de sobrenatural. O que ouvem e veem é ao mesmo tempo assombroso e fascinante. A glória do Senhor invadiu aquele lugar. Diante daquela manifestação angelical os pastores ficam tomados de grande temor.

Como se não bastasse o que viram, aqueles homens ouvem a voz do anjo, que dizia algo maravilhoso: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10,11). A cena e o evento evoluem para algo ainda mais impactante, porque “[…] subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lc 2.13,14). Tudo aquilo foi fenomenal! Diante disso, três efeitos de forma imediata são notáveis:

Primeiro, aqueles homens se tornam diligentes. Diante do que ouviram e viram, eles tomaram uma decisão: “Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura” (Lc 2.15,16). Não havia tempo a perder. Os pastores tiveram pressa para estar na presença de Cristo, o Salvador e o Senhor. Aquele que foi prometido aos patriarcas, que era aguardado pela dinastia de Davi e profetizado pelos profetas, agora havia habitado entre os homens. Portanto, os pastores queriam conhecê-lo e assim fizeram com diligência.

Segundo, aqueles homens se tornaram agentes da proclamação da boa-nova. Diz o texto: “E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino” (Lc 2.17). Eles ouviram a boa-nova por parte do anjo. Agora contempla a veracidade da boa notícia. Assim que comprovaram a veracidade daquilo que foi anunciado pelo anjo, aqueles homens não puderam conter para si o que presenciaram. Sabiam que não podiam ocultar do povo aquela informação. O evento do nascimento de Cristo devia ser anunciado para outras pessoas. E assim fizeram rapidamente, porque outros precisam saber também acerca do nascimento de Jesus. Os pastores assumiram uma postura esperada daquele que foi alcançado com a mensagem do nascimento do Filho de Deus.

Terceiro, os pastores voltaram “[…] glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto […]” (Lc 2.20). O encontro com o Senhor Jesus não precisa alterar o curso da nossa vocação. Porém, uma coisa é alterada para sempre. Agora aqueles homens não podiam deixar de glorificar e louvar o Deus da história. O Deus que promete e cumpre as suas promessas estava sendo adorado. O Deus da redenção, que enviou o seu Filho unigênito, estava recebendo o louvor e sendo adorado pelos pastores. Eles agiram assim porque Jesus veio ao mundo. Aqueles homens simples e humildes tiveram suas vidas transformadas para sempre. O que experimentaram aconteceu como resultado do nascimento do Senhor Jesus.

Faz mais de dois mil anos que Deus enviou seu Filho ao mundo. Sua vinda é o cumprimento daquilo que foi prometido pelo Senhor Deus. Deus “Enviou ao seu povo a redenção; estabeleceu para sempre a sua aliança; santo e tremendo é o seu nome” (Sl 111.9). Natal, Jesus nasceu. Qual o efeito do evento chamado Natal em sua vida? Você tem pressa em conhecê-lo? Você tem sido diligente em anunciá-lo? O nascimento do Senhor Jesus arranca de sua boca louvores a Deus? Qual o impacto do nascimento de Jesus na sua adoração? Hoje também celebramos com alegria o nascimento do Filho de Deus. Natal, Jesus nasceu. Desejo a você e a sua família, um feliz Natal!

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano

plugins premium WordPress