IPGII

Jesus, o Salvador da História

No texto bíblico de 𝗠𝗮𝘁𝗲𝘂𝘀 𝟭.𝟭-𝟭𝟳 encontramos a genealogia de Jesus. Para muitos, os textos genealógicos são chatos e sem sentido, mas para um judeu era de suma importância saber a linhagem de alguém, este era o propósito de Mateus. Ele queria mostrar que Jesus era da linhagem de Davi, portanto, o Rei dos judeus. Observamos então como as coisas que aconteceram no passado e as pessoas escolhidas do passado estão de acordo com o cumprimento da chegada do Messias e, claramente, com aquilo que cremos. Observamos, no texto referido acima, três momentos da história do povo de Deus que aponta para o cumprimento da promessa em Cristo.

𝗠𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝟭 – 𝗔𝗯𝗿𝗮𝗮̃𝗼, 𝗼 𝗮𝘀𝗰𝗲𝗻𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗠𝗲𝘀𝘀𝗶𝗮𝘀
Aprouve ao Senhor escolher Abraão e sua descendência para que dela viesse o Messias. A Abraão foram feitas promessas de salvação, não apenas para uma nação, mas para todos que cressem em Deus. Podemos ver isso nessa genealogia. Deus separou Isaque como filho da promessa. Deus amou Jacó e dele fez uma grande nação no Egito. Desde o tempo dos patriarcas o Senhor mostrava que seu povo era um povo sujeito a erros e que precisava da redenção. Ele registra isso para mostrar que Cristo veio a esse mundo em forma humana de uma linhagem corrompida pelo pecado, ainda que ele não tivesse pecado. Isso mostra o tamanho da graça de Deus por nós. Não importa o que éramos ou o que fazíamos, quando Cristo nos restaura somos novas criaturas, o que passou passou a partir de agora é tudo novo.

𝗠𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝟮 – 𝗗𝗮𝘃𝗶, 𝗼 𝗽𝗿𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝗿 𝗱𝗼 𝗠𝗲𝘀𝘀𝗶𝗮𝘀
Você já deve ter se deparado com a expressão “Jesus, Filho de Davi”. Davi foi alguém usado por Deus para trazer ao Messias a visão de Rei. Jesus é o Rei dos reis, ele veio da linhagem real. Davi e sua descendência, mesmo mostrando tanto esplendor, mesmo com toda a sua riqueza e glória, não puderam salvar Israel. A descrição de homens maus na genealogia de Jesus mostra que somente em Jesus há salvação. É comum as pessoas se agarrarem ao fato da família por gerações ser presbiteriana. A questão é: você pode ser presbiteriano, mas é crente? Você já teve um encontro genuíno com Jesus? A genealogia de Jesus mostra que não é o histórico familiar, mas somente a graça de Deus, em Jesus, que traz salvação.

𝗠𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝟯 – 𝗔 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗠𝗲𝘀𝘀𝗶𝗮𝘀
O terceiro momento é marcado pelo remanescente fiel. Esta geração se desenvolveu num período crítico da história do povo de Deus. Eles sofreram com o cativeiro babilônico, com o domínio de outros povos e com o silêncio profético de quatrocentos anos. O esplendor do reinado antes do cativeiro havia se dissipado. Assim que voltaram a Jerusalém buscaram, com o auxílio de alguns profetas, reconstruir a cidade e edificar o templo. Esse foi o período final de preparação do povo, foi o momento mais evidente da necessidade de um salvador. Há momentos em nossa história que ficam na memória e quando passamos pelos momentos difíceis queremos voltar àqueles períodos anteriores. A nossa salvação está em Cristo, o nosso alvo está a nossa frente e não em momentos, ainda que pareçam bons. O lugar de maravilhas é o céu e não este mundo. E o caminho para o pai é tão somente o Salvador da História, Jesus Cristo.

Jesus foi a redenção do passado, é a nossa redenção do presente e sempre será a redenção das gerações futuras. Cristo, o Senhor da história, nos redimiu não pelo que fazíamos ou éramos, mas pela sua graça. Cristo, o Senhor da história, nos salvou independente da história da nossa família, se você vem de uma família evangélica ou se você é o único cristão da sua família. Cristo, o Salvador da história é o único Salvador, independente do momento que enfrentamos. Que o Senhor nos abençoe!

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress