IPGII

Comunicação, o Segredo do Relacionamento Saudável

Uma relação familiar saudável envolve muita coisa. Com toda certeza existe uma soma daquilo que é essencial para a saúde relacional da família. São muitos os elementos que contribuem para uma boa saúde relacional. Entretanto, é sabido que existem alguns elementos que são mais importantes que outros. Alguns itens ocupam uma escala de valor primária, secundária, e, até mesmo, terciária. Dentre os vários elementos, a comunicação é algo fundamental numa relação familiar saudável. Ela não é algo a ser relegada ao plano secundário nem terciário. A comunicação é vital numa relação primorosa.

Em muitas famílias não há comunicação. Não há, porque nunca houve ou, porque em algumas delas, foi perdida ao longo do tempo. O sinal da comunicação foi bloqueado. O canal da comunicação foi obstruído. A ponte da comunicação caiu. Os membros da família não se falam nem se ouvem. Por isso, os membros da família estão adoecidos. Hoje, e nas próximas semanas, vamos dar destaque a alguns conselhos fundamentais para uma boa comunicação, porque bons princípios para um relacionamento saudável são universais e se forem aplicados podem cooperar para que haja um relacionamento saudável, duradouro e feliz em sua família.

Primeiro princípio: ouça com atenção. A Escritura oferece uma instrução preciosa quanto ao ouvir com atenção. Ela diz: “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1. 19). Somos uma geração frenética. Nossa agenda é marcada pela correria. A pressa é uma marca da sociedade contemporânea. Contudo, esse tipo de comportamento é extremamente prejudicial. Tem gente que mora debaixo do mesmo teto, mas não se conhece. Sabe por quê? Porque não existe comunicação.

A boa comunicação envolve dentre outras coisas, a prudência. Diz a Escritura que: “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha”; (Pv 18. 13). Quantas vezes provocamos intrigas e bloqueio na relação conjugal e familiar porque não ouvimos o que o outro está falando. Não damos a devida atenção aos nossos filhos nem ao nosso cônjuge. Sei que você já passou pelo dissabor de apresentar justificativas, sem antes ouvir o que o seu cônjuge estava considerando ou o que os seus filhos estavam falando. Isso é falta de educação, falta de respeito e falta de consideração.

O que tem impedido a comunicação? Primeiro, a falta de tempo. Não temos tempo para dedicar a nossa audição ao outro. Quase sempre dizemos “agora não posso”! Porém, não é verdade, pois temos tempo para muitas coisas banais e fúteis. Segundo, a postura defensiva. Ficar armado enquanto o outro fala é prejudicial. Não fique na defensiva. Baixe a guarda para ouvir. Terceiro, a falta de paciência. Quase sempre somos pródigos ou mestres em dar respostas antes de ouvir. Não interrompa o outro enquanto fala. Deixe o raciocínio ser concluído. Depois teremos oportunidade para ponderar, concordar ou discordar. Mas, antes de tudo é preciso ouvir!

Todavia, se desejamos alterar o quadro do nosso relacionamento, então precisamos mudar o nosso comportamento no que tange a comunicação. O segredo do relacionamento saudável envolve o ouvir com diligência, o ouvir com interesse, o ouvir com o coração. Precisamos treinar os nossos ouvidos para ouvir os membros da nossa família. Quem assim se portar fará do seu relacionamento familiar um modelo, algo esplêndido, duradouro, abençoador e feliz. Semana que vem continua…

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano

plugins premium WordPress