IPGII

Comunicação, o Segredo do Relacionamento Saudável (Segunda Parte)

Domingo passado iniciamos uma abordagem sobre comunicação. Nosso objetivo foi mostrar que o segredo do relacionamento saudável envolve o ouvir com diligência, o ouvir com interesse, o ouvir com o coração. Precisamos treinar nossos ouvidos para ouvir os membros da nossa família com graciosidade e generosidade.

Hoje, porém, vamos introduzir mais um princípio, que se observado vai melhorar muito o relacionamento da nossa família. Com toda certeza se desejamos alterar o quadro do nosso relacionamento familiar, então, dentre outras coisas, precisamos mudar nosso comportamento no que tange a comunicação. O próximo princípio não diz respeito ao ouvir, mas ao falar.

Responda com cautela. Se por um lado é importante ouvir, por outro lado, também é importante responder. Todavia, a resposta não pode ser dada de qualquer forma. Nessa mesma linha a Escritura diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15. 1).

Na comunicação talvez nada seja mais desastroso do que uma resposta dura, porque ela faz eclodir a ira. E a ira, uma vez suscitada, é como um vulcão adormecido que acorda e entra em erupção. Quando isso acontece os estragos são danosos, as consequências são inumeráveis e em muitos casos são irreversíveis. 

Por isso, digo que precisamos melhorar nossa comunicação porque: “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Pv 19. 2). Diversas vezes damos respostas ríspidas, outras vezes agimos de modo abrupto, isto é, sem refletir, porque ignoramos o princípio da prudência. Entretanto, alguém já disse que: “Há um espaço entre o que alguém lhe diz e sua resposta”. Portanto, seja cauteloso com a resposta a ser dada.

Aqui vai um conselho, antes de responder, pare, pense e escolha o que será dito. Não seja afoito com as palavras nem dê resposta de qualquer maneira, porque tanto o conteúdo quanto a forma são importantes. Além disso, como temos demonstrado, a Escritura está recheada de princípios quanto a boa comunicação. Ela tanto alerta quanto recomenda como deve se comunicar.

A palavra de Deus é categórica em afirmar que: “O ímpio, com a boca, destrói o próximo […]” (Pv 11. 9). Por outro lado, diz que: “[…] a língua do sábio é medicina” (Pv 12. 18). Sendo assim, cuidado com o que será respondido. Cuidado para não destruir os membros de sua própria casa com sua fala inoportuna. Não seja um agente de adoecimento de sua família, seja um agente terapêutico. Não atue como o ímpio, atue como o sábio. 

Outra coisa, pior do que agir com impetuosidade é justificar nossa postura desmedida em nome da verdade. E, por causa disso, os estragos são desastrosos. Às vezes nos esquecemos que: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Pv 18. 21). Amados, inúmeras vezes somos pródigos em dizer que a nossa atitude foi decorrente da verdade. Justificamos nossa impiedade dizendo que era preciso falar a verdade, porque, afinal, a verdade é fundamental na comunicação.

Contudo, embora a verdade seja essencial na comunicação, a forma como ela é dita também é muito importante. Devemos falar a verdade em amor porque doutro modo a comunicação será instrumento de morte e não de vida. De sorte que a verdade precisa permear nossas respostas, pois no ambiente familiar a verdade jamais deve ser sonegada aos membros da nossa família. Sabe por quê? Porque além de ser importante na criação de um ambiente confiável também é essencial na formação do caráter daqueles que estão sob nossa tutela.

Por isso, pais, sejam autênticos, mas não rudes. Falem a verdade, mas não de qualquer forma, pois, fomos ensinados como fazê-lo, ou seja, com cautela e com amor. Portanto, o segredo do relacionamento saudável na família envolve conteúdo e forma.

Por fim, a comunicação é um ingrediente essencial para que o alvo seja alcançado. A comunicação é como uma ponte que liga o universo de cada membro da família. Se a ponte cair a ligação deixará de existir. Sendo assim, toda família que almeja ter um relacionamento saudável precisa utilizar bem a comunicação. Cuide para que a comunicação em sua vida conjugal e familiar seja um instrumento abençoador. Também tome cuidado com seus impulsos, pois podem ser danosos para você e para os outros ao seu redor. 

De agora em diante ouça mais, ouça com interesse, ouça com o coração para que suas respostas sejam sábias, temperadas com prudência e regadas com amor, porque disso depende a boa comunicação. Quando tiver que responder, seja cauteloso e responda de forma graciosa. Não seja mal-educado nem grosseiro.

Se porventura tais princípios eram desconhecidos, hoje não são mais, pois o “mistério outrora escondido” agora foi revelado para que sua família desfrute de um relacionamento saudável, para glória de Deus Pai. Que o Senhor Jesus abençoe a comunicação da sua família. 

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano

plugins premium WordPress