IPGII

Afinal de Contas, Por Que Estou Aqui?

Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos 11:36)

O sentido e significado da existência humana é tema dos mais complexos, intrigantes e duradouros do pensamento humano, notadamente na filosofia. Desafia pensadores brilhantes a especular, conjecturar e supor sobre o(s) propósito(s) de nossas vidas. A temática, ainda hoje, é rica fonte de inspiração cultural para filmes, livros, peças teatrais, pinturas, entre outras formas de arte.

As especulações, conjecturas e suposições redundam em uma infinidade de respostas, tais como: “felicidade”, “virtude”, “desejo”, “poder”, “harmonia”, “realização pessoal”, “paz de espírito”, etc. Têm em comum, em grande medida, o foco no próprio ser humano, no seu egocentrismo e no atendimento de suas próprias necessidades. Contudo, dificilmente será possível descobrir o sentido da vida olhando apenas para dentro de nós mesmos.

Felizmente, há uma alternativa à especulação, que é a Revelação: a verdadeira alternativa. Deus revelou-se a si mesmo não somente na natureza (revelação geral), mas também por meio dos escritos inspirados dos profetas e apóstolos em sua Palavra Viva, a Bíblia (revelação especial). O modo mais fácil e seguro de descobrir o(s) propósito(s) de sua vida é perguntar ao seu criador: Deus (Gênesis 1:27). Ele nos presenteou com um manual de instruções, a Bíblia (2 Timóteo 3:16-17), que explica nossa origem, identidade, significado, propósito, importância e muito mais.

Deus não é apenas o ponto de partida de nossa vida: é a fonte dela. Para descobrir seu propósito de vida, recorra à Palavra de Deus e suas verdades eternas (Mateus 6:33); não à sabedoria do mundo, à psicologia popular, histórias inspiradoras ou autoajuda para o “sucesso”. No estudo bíblico – conforme o autor Rick Warren – você compreenderá pelo menos cinco propósitos para sua vida:

i) você foi criado para agradar a Deus: adorar é nosso primeiro dever para com nosso Senhor. Adorar é muito mais que louvar, cantar e orar. É um estilo de vida que compreende apreciar a Deus, amá-lo e oferecer-lhe a nós mesmos para o cumprimento de seus propósitos. Quando usamos nossa vida para a glória de Deus, tudo que fazemos pode se tornar um ato de adoração, cada parte do nosso corpo será instrumento para glória do Pai Eterno (Romanos 6:13);

ii) você foi formado para fazer parte da família de Deus: seguir a Cristo não significa apenas acreditar, mas também pertencer e aprender a amar a família de Deus, que são os irmãos na fé. É nossa responsabilidade obedecer a Jesus: “que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros (João 13:34-35);

iii) você foi criado para se tornar semelhante a Cristo: damos glória a Deus quando nos tornamos como Cristo. Quanto mais desenvolvemos o caráter cristão, mais glorificamos a Deus, posto que à medida que o Espírito Santo trabalha em nós, tornamo-nos mais semelhantes com Jesus (2 Coríntios 3:18);

iv) você foi moldado para servir a Deus: nós temos, individualmente, dons, talentos, capacidades e habilidades exclusivamente concedidos por nosso Senhor. Sua vocação não é um acidente. Essas habilidades devem servir a propósitos generosos, em benefícios de outras pessoas (2 Pedro 4:10-11); e

v) você foi feito para uma missão: damos glória a Deus falando dele para outras pessoas. É um privilégio poder apresentar Jesus e seu plano de salvação às pessoas, ajudando-as a descobrirem os propósitos de suas vidas. Jesus foi categórico: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

Você pode escolher carreira, cônjuge, amigos, passatempos e muitas outras coisas na vida, mas não pode escolher seus propósitos para com Deus. Entenda que seu nascimento não foi um erro ou infortúnio, e sua vida definitivamente não é um acidente da natureza. Em que pese Deus ter criado mais estrelas no Universo do que grãos de areia na Terra ele, por amor, dedicou foco e especial atenção para você. Deus já pensava em você muito antes de você pensar nele (Salmos 139:16). Os propósitos determinados por Ele para sua vida são anteriores ao seu nascimento!

Fomos feitos por Deus e para Deus e, até que compreendamos isso, a vida jamais fará pleno sentido. Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída, a um poço bem fundo ou a um precipício.

O motivo de Deus tê-lo criado foi o amor que ele sente por nós (Efésios 1:4). Você é um alvo especial do amor de Deus! É sobre esta verdade que precisamos edificar nossas vidas. Tome Deus hoje como ponto de referência central em sua vida, encontre propósito e a resposta de estar aqui.

Por Artur Henrique Tunes Sacco.

plugins premium WordPress