IPGII

Deus É a Esperança do Seu Povo

O livro das Lamentações mostra o sofrimento do profeta Jeremias diante da destruição de Jerusalém na ocasião do cativeiro babilônico. Apesar de todo cenário caótico mostrado no referido livro, este não é um livro de murmurações. O povo havia sido alertado para as consequências do seu pecado, mas não deram ouvidos. Agora, o que restava ao povo era chorar diante da destruição.

Entretanto, o profeta mostra que ainda há esperança e, essa esperança está no Deus que ama e disciplina seu povo. No capítulo 3 do livro de Lamentações, o profeta elenca cinco atributos do caráter de Deus que traz esperança ao seu povo.

1 – A misericórdia de Deus – Apesar de todo sofrimento, Deus não destruíra o povo, pelo contrário, orientou o povo no cativeiro para viverem esperando a restauração (Jr 29.11). Essa mesma misericórdia nos é renovada em Cristo, que não nos deu o que, de fato, merecíamos, a condenação eterna.

2 – A fidelidade de Deus – O profeta recorre à fidelidade de Deus às suas promessas. Se o Senhor prometeu restauração, ainda que o sofrimento seja grande, ele cumprirá. E assim foi, tanto no tempo do cativeiro, quanto na restauração espiritual na vinda de Cristo.

3 – A bondade de Deus – Deus é bom! A esperança do profeta está no Deus de toda bondade que, mesmo no momento da disciplina, revela sua bondade e cuidado, trazendo a certeza da restauração.

4 – A soberania de Deus – Confiado na vontade boa e perfeita de Deus, o profeta ensina o povo a se humilhar e submeter-se a essa vontade. Nosso exemplo maior de submissão é o Senhor Jesus que submeteu-se a vontade do Pai, levando sobre si os nossos pecados.

5 – A justiça de Deus – Assim como em toda a história do povo de Deus, sempre era levantado um povo para subjugar o povo, dando-lhe uma lição. Entretanto, Deus sempre castigava essa nação perversa que havia maltratado seu povo escolhido. Não seria diferente com os babilônios. Deus daria a paga a eles por todo o mal que pudessem cometer contra o povo de Deus.

Todas essas virtudes são demonstradas em nosso favor hoje, dentro das batalhas que enfrentamos. Então, lembre-se de tudo que Deus já fez, ao longo da história, em favor do seu povo. Volte-se para Deus que restaura a esperança do nosso coração aflito. Lembre-se do que ele fez por você, enviando Cristo, para que fôssemos reconciliados e perdoados pela sua obra redentora. Não tire os olhos de Cristo e receba o consolo e a renovação da esperança que só o Senhor pode dar.

Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress