IPGII

A influência do mundo na vida cristã

Você já parou para pensar o quanto é influenciado pelas coisas deste mundo? Aqui neste mundo você é um influenciador ou é um influenciado. Mesmo sendo um influenciador, você será, de alguma forma, influenciado. Porém, em que circunstâncias nós temos sido influenciados e como isso tem impacto na nossa vida?

O secularismo consiste na pretensão humana em ser autônomo. Nele a criatura assume o lugar de Criador (𝗥𝗺 𝟭.𝟮𝟱). A grande ironia do secularismo é que desde a QUEDA um dos desejos do homem é a sua autonomia, a capacidade de escolher sem constrangimento. A rebelião do homem contra seu CRIADOR fez com que aquele perdesse o que julgava ter alcançado, então, o homem se tornou escravo do pecado, morto espiritualmente e dominado pelas suas paixões.

O secularismo tem feito com que os cristãos não vejam claramente a discordância entre o modo de viver do mundo e o modo de viver cristão. Por isso, não é de se admirar, ainda que seja espantoso, ver crentes concordando com coisas que a Bíblia condena, simplesmente porque “hoje em dia é assim mesmo”. Dessa forma também muitos cristãos não veem problemas em viver na dualidade, ou seja, andar conforme o ambiente.

O problema vai além da vida cristã individual. A visão de normalidade sobre o que não é normal tem trazido o modo de vida secular para dentro da igreja e isso se reflete no culto. Inicia-se um processo de adaptação dos estilos de culto, música e pregação para diferentes públicos, incluindo a aceitação do pecado. Isso é secularismo.

O que se vê, infelizmente, nos dias de hoje de forma acentuada é o secularismo com aparência religiosa e isso tem mexido com a vida dos irmãos e invadido as igrejas e os cultos, a despeito das sinceras boas intenções dos cristãos. O que Deus procura é mais do que uma reunião solene. Calvino, comentando o 𝗦𝗮𝗹𝗺𝗼 𝟰𝟬.𝟳 expressa: “Aqui verdadeira obediência apropriadamente se distingue de uma constrangedora e escrava sujeição. Todo serviço, pois, que porventura os homens ofereçam a Deus será fútil e ofensivo a seus olhos a menos que, ao mesmo tempo, ofereçam a si próprios; e além do mais, este oferecimento por si mesmo não é de nenhum valor a menos que seja feito espontaneamente.” Isso vale tanto na adoração pessoal quanto na coletiva.

Portanto, no combate ao secularismo é necessário alertar a igreja sobre o seu poder e suas características. Temas como feminismo, machismo, homossexualidade, aborto, divórcio, sexualidade livre e tantos outros temas estão sendo moldados na cabeça de muitos cristãos, não conforme a Palavra de Deus, mas conforme a cultura. Os cristãos precisam ver claramente que existem consequências sérias em trilhar o caminho da moda cultural. Em contrapartida, a obediência aos preceitos de Deus traz sempre consigo elementos da sua inclusão como propósito divino para a criação humana, é na adoração a Deus que reconhece-se aquilo que ele é e considera-se seus atos abençoadores na vida dos cristãos.

A desconsideração da Palavra conduz por caminhos que trazem consequências terríveis para a vida do cristão. O viver conforme a Palavra de Deus é a forma de reconhecer Deus no controle de tudo. O secularismo é o engano de que o homem está no controle.

Que Deus nos abençoe e nos proteja contra o secularismo.

𝗣𝗼𝗿: 𝗥𝗲𝘃. 𝗥𝗼𝗯𝘀𝗼𝗻 𝗟𝘂𝗶𝘇 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗥𝗲𝗶𝘀

plugins premium WordPress