IPGII

Santidade no Sofrimento

Quantas pessoas no mundo, neste exato momento, estão passando por lutas extremas. Algumas chorando por seus mortos, outras pela perda de todos os seus bens por causa de catástrofes climáticas, outras pela violência e tantas outras por outras maldades do coração do homem.

Na hora do sofrimento, não é incomum as pessoas perguntarem: “onde está Deus?”. Talvez essa seja também a sua indagação. A resposta para esta pergunta é: Deus está onde, desde a eternidade, sempre esteve, no alto e sublime trono. É difícil pensar nesta resposta quando o coração está aflito, não é verdade? Ainda mais quando nos é exigido santidade, mesmo diante do sofrimento.

Como manter-se santo quando o sofrimento bate à porta? A resposta está em Cristo. Lembre-se que as Escrituras afirmam que Cristo é o homem de dores. Ele é o justo que foi injustiçado. Lembre-se que ele foi humilhado, escarnecido, traído e, tudo isso por aqueles que o Pai lhe deu. É por causa do que Cristo sofreu pelos seus que podemos ter a certeza que ele entende o nosso sofrimento e tem compaixão de nós. As dores de Cristo foram além das dores físicas e da humilhação. Cristo sofreu as angústias do inferno para que todo aquele que estiver nele nunca venha a sofrê-las. Tudo isso por amor a nós.

Então, uma vez que lembramos deste grande amor, precisamos clamar com fé. Um clamor de fé não é aquele que não faz perguntas, mas sim, aquele que, mesmo com as indagações por causa do sofrimento, haverá a confiança no Senhor como aquele que governa toda situação. Um clamor de fé é como daquele pai que quando indagado pelo Senhor Jesus se ele cria, responde: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Mc 9.24).

Também é necessário rasgar o coração perante o Senhor. O Senhor quer nossa sinceridade. Enquanto escondemos aquilo que não podemos do Senhor que esquadrinha os corações, corremos o risco de acharmos que estamos no controle de alguma coisa. Temos que nos humilhar, colocar para Deus nossas limitações e frustrações. Precisamos reconhecer que dependemos dele, porque a nossa justiça é falha, mas a do Senhor é perfeitamente justa e santa.

Não tem como manter a santidade olhando para nós mesmos. A nossa santificação vem do Senhor e depende do Senhor que nos preserva do nosso próprio coração enganoso e corrupto. Quando o sofrimento vier, clame a Deus, exponha sua aflição, persevere em oração e confie na providência divina, lembrando sempre o que Cristo fez por nós.

Que o Senhor nos abençoe e nos faça enxergar, mesmo no sofrimento, que somos santos nele.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress