IPGII

Santidade na Oração

“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hb 4.16)

Neste mundo de distrações é fácil perder o foco de muitas coisas, inclusive na oração. Então pergunto, “por que oras?” qual resposta você daria? Parece uma pergunta simples para uma resposta óbvia, mas não é bem assim. Certamente, oramos em muitas ocasiões para nós mesmos ou para que Deus mude seus planos em nosso favor. Entretanto, o texto supracitado nos ensina a focar na oração pela mediação de Cristo.

Quero compartilhar com você algumas perguntas práticas ao texto que nos ajudam a orar em santidade.

O quê? Esta pergunta é respondida na primeira palavra do verso. O que devemos fazer na oração? Achegar-nos. Isso significa que a solução da nossa oração não está em nós mesmos ou na nossa vontade. Quando oramos reconhecemos que sozinhos não conseguimos fazer nada, então, recorremos a Deus por meio do nosso sumo sacerdote, que à nossa semelhança foi tentado em todas as coisas e venceu.

Como? De que maneira devemos nos achegar? “Confiadamente”. É neste ponto que muitas vezes nos enrolamos. Queremos a ajuda de Deus, mas não confiamos, de fato, nele. Na primeira oportunidade queremos fazer as coisas do nosso jeito, com se fôssemos mais sábios que ele ou mais poderosos, ou queremos no nosso tempo, como se ele não fosse soberano sobre todas as coisas. Confiar no Senhor é reconhecer de todo coração, que tudo vem dele e tudo é para ele.

Onde? O verso nos responde esta pergunta dizendo: “junto ao trono da graça”. Com certeza isso está ligado ao “o quê?” e ao “como?”. Diante do trono nos prostramos, porque somos servos. Diante do trono tememos, porque Deus é soberano. Não dá para nos achegarmos junto ao trono achando que somos donos da situação. Só oramos em santidade quando entendemos quem é o Senhor e quem nós somos.

Para quê? O texto continua dizendo: “a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro”. Oramos com o propósito de recorrermos à fonte para obter aquilo que necessitamos. Não mais com um coração altivo, porém, com um coração humilhado, porque sabemos que tudo que recebemos não é por mérito, mas por graça, porque o Senhor, assentado em seu trono de graça, resolveu por misericórdia nos abençoar.

Quando? As últimas palavras do versículo nos diz: “em ocasião oportuna”. O socorro não virá quando bem entendermos. O socorro virá quando estivermos prontos para recebê-lo. O Senhor do tempo que conhece nosso passado, presente e futuro agirá, para o louvor da sua glória, quando realmente estivermos necessitados do socorro.

Para orarmos em santidade precisamos olhar para o Autor e Consumador da nossa fé e não deixar nosso coração pecaminoso e aflito querer dominar nossas atitudes. Clame ao Senhor, confie no Senhor, descanse no Senhor. Ore em santidade ao Senhor!

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress