IPGII

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os Benefícios da Revelação Especial na Vida do Cristão

Os benefícios da palavra na vida do cristão são inúmeros. A revelação especial, a qual é encontrada somente na Escritura, oferece diversos benefícios para a vida do cristão.

Aqui, sem ser dogmático, vamos intercalar a ideia de benefício da revelação especial na vida do discípulo de Cristo. Porém, antes disso, quero repartir com vocês algumas citações de alguns teólogos sobre a Escritura.

Para Jonh Stott: “[…] a Bíblia continua sendo um best-seller em todo o mundo. […] paradoxalmente, esse livro muito procurado é também muito negligenciado”.

Eneziel Peixoto de Andrade, teólogo brasileiro, afirma que: “Um dos maiores tesouros herdados pela humanidade é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada”.

Ainda, Michael Horton, citando George Gallup, afirma que: ‘os norte-americanos reverenciam a Bíblia – mas em geral, não a leem. E porque não a leem, tornaram-se uma nação de ignorantes bíblicos’.

Portanto, ao mesmo tempo que a Escritura tem sua primazia na história também demonstra o quanto é negligenciada. No entanto, antes de prosseguir, fica aqui nossa asseveração de que uma boa teologia, assim como a vida cristã, começa e se desenvolve com a Escritura.

De sorte que não existe vida cristã sem o contato adequado com a Escritura. Por isso, disse Jesus: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5. 39). Disse Jesus: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt 22. 29).

Além do mais, a fé verdadeira é gerada pela pregação: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10. 17). E mais, o conteúdo gerador da fé é o Cristo da Escritura: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7. 38).

De modo que a fé somente pode ser considerada como verdadeira se o objeto de sua confiança for o Cristo da Escritura. Logo, já que o conteúdo da Escritura é o Senhor Jesus, não ter uma relação estreita com a Escritura é grave, porque não conhecer a Palavra de Deus, também é não conhecer o que ela ensina sobre o Salvador e sua gloriosa obra.

Algumas figuras aplicadas a Escritura mostram alguns benefícios e efeitos dela na vida daquele que entregou sua vida ao Senhor Jesus:

Primeiro, ela é luz e fornece direção para nossa vida: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119. 105). Nascemos debaixo de trevas. Boa parte da nossa vida é vivida e conduzida perante as trevas. Todavia, quando alcançados pelo Evangelho recebemos a Palavra para ser a nossa lanterna, para não pisarmos em terreno esburacado nem trilhar um caminho escorregadio.

Segundo, ela é alimento e fortalece o cristão: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que PROCEDE da boca de Deus” (Mt 4. 4; Dt 8. 3). Existe uma fome dentro da nossa alma que não consegue ser saciada por comida. Somente a bendita Palavra de Deus pode nos alimentar adequadamente.

Perceba que a revelação especial é denominada de comida. Pense num vasto cardápio de comida. A Escritura tem um cardápio variado. A verdade procede da mesma fonte, mas atinge diversas pessoas nas mais variadas necessidades. Sendo assim, a verdade tem aplicação multifacetada.

Apenas para citar um exemplo: “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os INSUBMISSOS, consoleis os DESANIMADOS, ampareis os FRACOS e sejais longânimos para com TODOS” (1Ts 5. 14). Para o insubmisso, o desanimado e o fraco a palavra é a mesma, mas o trato é diferente e traz benefícios diferentes para a vida do servo de Deus.

Sendo assim, não negligencie a leitura da Escritura nem despreze o seu conselho. Pois, caso proceda assim, então serás privado de seus gloriosos benefícios.

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano.
Pastor da IPGII – DF.

plugins premium WordPress