IPGII

Características da Justificação

Por que a doutrina da justificação é tão importante? Porque sem o entendimento correto dela corremos o risco de achar que há algo de bom da nossa parte, independente de Cristo.

A primeira característica que precisamos entender é que:

A justificação é um ato judicial de Deus, portanto, Deus, o Justo Juiz é quem declara-nos justificados. Deus assim faz, não por ver algo de bom em nós ou em nossas obras, mas por sua livre graça.

A segunda característica é que:

A justificação é um ato único. Sendo assim, não há graus diferentes de justificação, ou você é justificado, ou não é justificado. Isso é assim, por causa da sua base que é a imputação da justiça de Cristo sobre nós. Cristo cumpriu totalmente as exigências da lei, que nós não tínhamos condições de cumpri-las e, por isso, estávamos condenados por ela. Essa justiça cumprida em Cristo é colocada sobre nós de uma vez por todas, quando, pela fé, cremos em Cristo como nosso único e suficiente Salvador e Senhor.

A terceira característica é que:

A justificação é somente pela fé, porque a fé é a entrega confiante na pessoa e na obra de Cristo, não é pelo que fazemos. Cremos que a nossa justificação é exclusivamente pelo que Cristo fez. A fé é o dom de Deus que nos leva a crer nessa verdade e confiar nas promessas de Deus. Como diz a CFW: “A fé, assim recebendo e assim se firmando em Cristo e na justiça dele, é o único instrumento de justificação.”

Na justificação muda-se a posição do homem diante de Deus, saímos do estado de inimigos de Deus para o estado de reconciliados. Contudo, sua condição não é alterada, continuamos sendo pecadores, mas livres da culpa e da condenação do pecado.

Uma vez justificados entramos no processo de santificação, que é a identificação daquele que foi justificado. Se uma pessoa não mostra frutos de santificação é porque também não foi justificada e ainda continua em seus pecados.

Resumindo, podemos dizer que as características da justificação são:

1 – Ela remove a culpa do pecado.

2 – Ela é um ato único.

3 – Não existem graus de justificação. Ninguém é mais ou menos justificado.

4 – Sua causa meritória está em Cristo.

5 – Ela é somente alcançada pela fé em Cristo.

6 – Não há lugar para nossas obras na justificação.

Quando estudamos a justificação percebemos que a nossa salvação é única e exclusivamente obra de Deus. Por isso, podemos ter a certeza da nossa salvação, pois ela depende da graça de Deus e não da nossa vontade ou obras impuras e mutáveis. Pela justificação temos a segurança que nada pode nos separar do grande amor de Cristo.

Que o Senhor impute sobre sua vida a justiça de Cristo e o livre da condenação eterna. Se você já foi justificado, que o Senhor te relembre desta verdade bendita, trazendo consolo nos momentos de dúvidas ou tribulações.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis
Igreja Presbiteriana do Guará II

plugins premium WordPress