IPGII

O Perfeito Amor Lança Fora o Medo

Você sente medo de alguma coisa? Dificilmente alguém diria que não possui medo de nada. Mesmo os cristãos lutam com o seus medos neste mundo. Não obstante, a Palavra de Deus nos ensina que não devemos ter medo. E ensina também o que devemos fazer para não ter medo.

Dentre as passagens bíblicas que nos ensinam a vencer o medo, creio que uma das mais preciosas se encontra em 1 João 4.18a, quando o apóstolo registra: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo”. No versículo anterior, João fala sobre o Dia do Juízo, e que quanto mais aperfeiçoado, completo, amadurecido for o nosso amor por Deus, mais confiança teremos nesse dia, não tendo a necessidade de sentir medo. Para aquele que não ama a Deus, certamente o Dia do Juízo será um dia aterrorizante. Estes devem sim morrer de medo, pois cairão nas mãos do maior Inimigo que o homem pode ter: o próprio Deus derramando o cálice da sua ira sem mistura, sem qualquer pingo de misericórdia. Não há sofrimento que se compare ao sofrimento eterno, reservado para todos os que são rebeldes contra o Criador, todos quantos não amam a Deus.

Se aqueles que amam a Deus não precisam sentir medo daquilo que é incomparavelmente mais aterrorizante do qualquer outra coisa, estes não precisam ter medo de mais nada. Imagine alguém que não tenha medo de um leão ou de uma onça; certamente ele não sentirá medo de uma jaguatirica ou de um gato. Ou alguém que não tenha medo de um rottweiler ou de um pitbull; certamente não sentirá medo de um poodle ou de um pinscher. Aqueles que não precisam ter medo de Deus não precisam temer mais nada.

Portanto, se quisermos vencer o medo precisamos aperfeiçoar o nosso amor por Deus. Precisamos amá-lo sabendo que Ele nos amou primeiro (cf. 1Jo 4.19), pois enviou o seu Filho amado para morrer a nossa morte e nos dar a sua vida. Por isso, nenhuma condenação há para os que amam a Deus verdadeiramente. Nada e nem ninguém pode separar do amor de Deus aqueles que O amam. O amor perfeito lança fora o medo!

Por: Rev. Luciano Vieira Ribeiro

Igreja Presbiteriana do Guará II

plugins premium WordPress