IPGII

Alguém que Anda com Deus

As Escrituras testemunham com eloquência sobre pessoas que andavam com Deus. Dentre elas podemos citar: Enoque, Noé e Jó (Gn 5. 22, 6. 9; Jó 1. 1). Algumas características mostram as semelhanças existentes na vida de alguém que anda com Deus. Agora precisamos fazer as seguintes perguntas: como identificar uma pessoa que realmente anda com Deus? Existe alguma coisa para identificá-la? Teria a fé alguma implicação naquilo que reluz a vida de alguém que decidiu andar com o Eterno? Pois bem, existe sim. Para falar sobre o tema citado, vamos tomar como referencial Noé.

Antes, porém, vamos pincelar como era a situação nos dias de Noé. O cenário se parecia muito com o nosso. Até parece que é uma fotografia da nossa situação. Olhe o registro bíblico: “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gn 6. 5). Mais adiante diz que a terra estava “[…] cheia de violência” (Gn 6. 11). A narrativa prossegue: “[…] a terra está cheia da violência dos homens” (Gn 6. 13). Duas coisas: a Bíblia qualifica a maldade (a violência) e identifica o agente da maldade (o homem). O quadro é muito semelhante ao nosso.

A violência havia se alastrado por todas as camadas da sociedade. As pessoas feriam umas às outras com o punhal e com as palavras. Feridas eram abertas por todos os lados. A injustiça era algo assustadora e avassaladora. A justiça era ignorada pelos homens. Não havia espaço para a prática do bem. A compaixão fora sufocada. A generosidade fora asfixiada pela crueldade praticada pela humanidade de modo global. Além disso, a sociedade de então estava repleta de pessoas desonestas. Portanto, naqueles dias a violência era generalizada, multiplicada, continuada e planejada.

Tudo isso, conforme pintado pela tela da Escritura, era um claro sinal da ausência de Deus na vida das pessoas daquela geração. Não havia espaço para a verdade. O que imperava mesmo era a mentira. Porém, no mundo governado pela injustiça e inundado pelo engodo, eis que surge a manifestação da graça de Deus na vida de Noé: “Noé achou graça diante do SENHOR” (Gn 6. 8). A partir disso, Noé se tornou uma tocha no meio a escuridão, uma luz no meio das trevas, pois carregava consigo as insígnias da presença de Deus em sua vida. Noé foi alguém que andou com Deus. Aqui vamos destacar duas marcas de alguém que anda com Deus:

Primeira, “Eis a história de Noé. Noé era homem justo” (Gn 6. 9). Claro que pela Escritura, o homem justo é alguém que pela fé, é justificado. E por causa disso, encorpora em sua vida virtudes que são como um facho de luz no meio da escuridão. Sua vida de fé não era algo abstrato. Ele era um homem justo. Sendo assim, podemos afirmar que o andar com Deus é visto por meio daquilo que fazemos. O que falamos conta, mas não é suficiente para aqueles que nos observam. As pessoas não conseguem ver Deus,mas Deus pode ser visto pela vida de uma pessoa justa.

Segunda, “Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos” (Gn 6. 9). A graça de Deus fez de Noé um homem justo e um cidadão íntegro. A integridade é um distintivo daquele que anda com Deus. O escudo daquele que anda com o Senhor é a retidão. Os contemporâneos de Noé não creram, mas puderam conviver com um homem íntegro. O mundo precisa de pessoas de uma só palavra. Gente que cumpre o que fala. É certo que quem anda com Deus tem uma índole atestada pela honestidade. Tem a vida refinada pela santidade. Tem um testemunho que fornece autenticidade às palavras. Eis as marcas de alguém que andava com Deus.

“Noé andava com Deus”, diz a Escritura (Gn 6. 9). A sua geração sabia quem era Noé. Ele foi alguém que andou com Deus. O próprio Deus disse: “[…] reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” (Gn 7. 7). Deus pode dizer algo assim sobre você? Existem marcas em sua vida que o identifica como alguém que anda com Deus? Pense nisso! Noé era reconhecidamente um homem que andava com Deus, porque era justo e íntegro. Noé era um santo de Deus no mundo. Saiba que você pode andar com Deus. Deus já providenciou o meio pelo qual você pode caminhar com Ele, Jesus é o seu nome. Que você ande com Deus em novidade de vida.

Por: Rev. Fabio Henrique de Jesus Caetano

Igreja Presbiteriana do Guará II

plugins premium WordPress