Pratique a Palavra de Deus

Certa ocasião uma senhora saía de um culto e alguém lhe perguntou: “O sermão já acabou?”, ao que ela lhe respondeu: “Aqui na igreja já acabou, agora vou continuá-lo em minha casa”. Resposta abençoada! Bem-aventurados são aqueles que praticam o que aprendem na Palavra de Deus.

Uma estatística mostrou que 95% dos ensinos ministrados nos sermões e estudos são perdidos, e a causa desse esquecimento é que as pessoas não põe em prática o que ouvem. David Wong afirma que: “se aquilo que aprendemos não influencia como vivemos, não aprendemos”. Isso é algo muito sério e deve ser considerado por todos aqueles que afirmam serem discípulos de Jesus. A Bíblia nos admoesta à prática da Palavra. Em Mt.7.21 é dito: “Nem todo que me diz Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que FAZ a vontade de meu Pai que está nos céus”. Como fazer a vontade de Deus se não lembramos de praticar o que deveríamos ter aprendido? Tiago nos exorta a sermos praticantes operosos e não somente ouvintes. Então, observemos os benefícios da prática da Palavra:

Praticar a Palavra demonstra amor por Cristo. Jesus disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama” (Jo.14.21). Praticar as Escrituras é obediência ao Senhor. Somente quem o ama busca obedecê-lo.

Praticar a Palavra nos ajuda no combate ao pecado. O salmo 119.11 diz: “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti”. Só vencemos o pecado por meio da prática das Escrituras, quando não a praticamos somos derrotados pelos nossos desejos pecaminosos.

Praticar a Palavra traz descanso. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt.11.28). Alguns têm a visão equivocada que obedecer a Jesus é um fardo, porém é justamente o contrário. Somente quando praticamos o que a Palavra de Deus ensina é que realmente descansamos, porque temos a certeza que Deus está cuidando de nós.

A Palavra de Deus não é para ser obedecida parcialmente, ou seja, naquilo que achamos conveniente, mas todos os ensinamentos e princípios que estão expostos nela, como diz o salmista: “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca” (Sl.119.4). Dizer que as Escrituras é a nossa única regra de fé e prática e, no entanto, não praticá-la torna essa afirmação totalmente falsa. Conheça, confie e pratique a Palavra de Deus.

Que Deus nos ajude e nos abençoe!

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis