O Que Fazer Quando a Angústia Chegar?

“Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Sl 50.15)

O que você faz quando está angustiado? Certamente cada leitor terá sua atitude específica. Alguns conversarão com um amigo. Outros, talvez, maratonem uma série para tentar esquecer o problema, ainda que por umas horas. Quem sabe outros procurarão uma solução nos seus próprios recursos. Alguns se lamentarão, enchendo-se de culpa por causa da situação em que se encontram.

Poderíamos listar muitas outras respostas, mas não é nosso objetivo. Na verdade, o propósito deste texto é mostrar o que a Bíblia diz que devemos fazer quando estamos em angústia. E, neste texto supracitado, ouvimos Deus nos dizer exatamente o que ele espera de nós.

A primeira atitude é invocar o Senhor. O texto diz: “invoca-me na angústia”. Invocar é clamar por socorro, é entender que somente na dependência de Deus teremos alívio. Às vezes até fazemos isso, mas de uma forma muito discreta, para não dizer incrédula. No contexto deste versículo vemos, justamente, isso. Um povo que se achegava com atitudes de adoração, com ofertas e sacrifícios, mas sem um coração temente e grato.

A segunda atitude é esperar no Senhor. A continuação do verso diz: “eu te livrarei”. Quanto tempo você espera a resposta de Deus, sem deixar o coração ser invadido pela ansiedade e o desejo de resolver as coisas do seu jeito? Para alguns o livramento pode vir imediatamente. Outros precisarão esperar um pouco de tempo. Outros, ainda, terão momentos de angústias por longo período. Entretanto, se cremos no Senhor, Ele nos livrará em tempo oportuno. O Senhor pode nos livrar sem os meios ordinários, porém, também pode usar os meios que ele quiser, porque tudo é dele. Basta crermos e descansarmos no livramento do Senhor. Não estou dizendo que é tarefa fácil, com certeza não é, mas o Senhor está conosco. E, no fim, poderemos dizer como o salmista: “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Sl 40.1).

A terceira atitude é glorificar a Deus. Deus fala ao salmista: “e tu me glorificarás”. Tudo que acontece tem o objetivo de glorificar a Deus. Até mesmo os momentos de angústias que passamos, ainda que dolorosos, nos trazem lições maravilhosas de confiança e temor do Senhor. Por isso, ao passarmos por momentos angustiosos, precisamos glorificar a Deus no início, no processo de livramento e no fim, buscando refletir no cuidado de Deus e nas suas misericórdias que nos cercaram todos os dias.

Então, quando o momento da angústia chegar, e ele vai chegar, seja mais forte ou mais fraco, mais curto ou longo, lembrando que foi o próprio Senhor Jesus que nos alertou sobre isso, quando expõe que no mundo passaremos por aflições, o que devemos fazer é invocar o Senhor, esperar Seu livramento, porque sem Ele nada podemos fazer, e sempre O glorificar.

Que o Senhor nos abençoe!

Por: Rev. Robson Luiz S. dos Reis