IPGII

Cuidado Com o Pecado

“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1Co 10.12,13)

Sabemos muito bem que todos os dias travamos uma batalha contra os desejos pecaminosos da nossa carne. Algumas vezes, com a graça de Deus, vencemos; outras vezes, por causa da nossa rebeldia, cometemos o ato falho.

No texto bíblico supracitado vemos aqui um alerta, um encorajamento e uma promessa, para que possamos na nossa batalha diária vencer com o pecado com a graça de Deus.

UM ALERTA – Paulo está combatendo a arrogância espiritual: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”. Como os coríntios, nos achamos muito espirituais, quando, na verdade, em prol de nossa própria glória, desprezamos os irmãos e promovemos nossos dons e talentos.

Os coríntios tinham a ilusão que por serem batizados, serem membros da igreja, possuírem dons espirituais estavam tranquilos debaixo da benção de Deus. Atualmente, as pessoas também procuram se sentir seguras por meio de ritos, sem discernir o propósito de praticarmos os ritos, sobretudo, os sacramentos e os demais meios de graça.

A nossa segurança não vem de tradições cristãs, não vem por hereditariedade, muito menos por passarmos pelo batismo cristão. A segurança espiritual do crente vem da fé nos méritos do sacrifício de Jesus Cristo e nas promessas de Deus.

UM ENCORAJAMENTO “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana”. Isso significa que as tentações que enfrentamos são comuns a todas as pessoas. Não tem essa que eu sofro mais tentação que o outro.

Isso mostra que o pecado jamais é ou será uma necessidade para o crente, as vezes nos deparamos com frases do tipo, “foi mais forte do que eu”, ou “não deu para resistir”. Isso não passa de desculpas. Podemos resistir sim!

UMA PROMESSA “mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá o livramento, de sorte que a possais suportar.”

Meus queridos que promessa maravilhosa. Deus põe limites a nossa tentação. Não podemos ser tentados além das nossas forças, porque é o Deus Fiel quem está dizendo que porá limites a elas, e Deus não descumpre suas promessas.

A promessa se estende quanto ao livramento, ele não só põe limite a tentação como provê o livramento. Ele está conosco, em todos os momentos, não somos abandonados no momento de tentação e para cada situação adversa ele tem a saída.

Tenha a certeza que Deus está com você na batalha contra o pecado, você não está sozinho, ore, busque o livramento de Deus, peça para que ele o faça enxergar a saída. Lembremo-nos da oração dominical “e não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Este é o ensino do Senhor Jesus. Portanto, confie em sua Palavra e creia em sua promessa.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress