De acordo com a missão Portas Abertas, o número de cristãos perseguidos no mundo chega a 380 milhões de pessoas, ou seja, 1 em cada 7 cristãos enfrenta perseguição.
A perseguição ao povo de Deus não é algo novo, um grande exemplo de um homem perseguido foi Davi, ungido para ser o rei de Israel. No entanto, durante boa parte de sua vida, ele sofreu perseguição por parte de inimigos, familiares e autoridades.
O Salmo 3 é a expressão de um homem que enfrenta perseguição terrível, mas que, ainda assim, demonstra convicção em Deus. Nos versos 1 e 2, Davi descreve sua aflição, enquanto nos versos 3, 4 e 5 ele revela as suas convicções.
No contexto do nosso país, a perseguição não é tão escancarada como em países do Oriente Médio. Contudo, há uma hostilidade contra o nome de Cristo e aos que carregam o nome d’Ele.
Se você é cristão verdadeiro, agarre-se às três verdades encontradas no salmo 3 que o fortalecerão em dias adversos.
O Senhor é nosso protetor (Sl 3.3)
O salmista declara que Deus é seu escudo, sua glória e aquele que exalta sua cabeça. Davi usa essas palavras para enfatizar a proteção divina: o ataque do inimigo não é apenas contra ele, mas contra o próprio Deus, que o sustenta e o mantém firme diante da perseguição.
Se você está sendo perseguido por causa do nome de Cristo, lembre-se de que os ataques são direcionados ao próprio Deus. Ele tem um compromisso com a sua própria glória e, por isso, é exaltado na vida de seus servos. Tenha plena confiança de que o Senhor não apenas o protege, mas também permanece ao seu lado. Sua presença é real!
O Senhor está conosco (Sl 3.4)
No verso 4, Davi afirma que clama ao Senhor, e Ele lhe responde. O clamor expressa um pedido de socorro urgente, algo que só faz quem tem consciência de sua necessidade.
Deus está presente nos dias mais difíceis e nos momentos mais angustiantes. Tenha convicção disso! Se você enfrenta adversidades, sente-se menosprezado ou desamparado, clame ao Senhor! Ele está pronto para ouvir e responder.
A última convicção nos dias de perseguição é que Deus é o sustento de seus servos.
O Senhor é o nosso sustento (Sl 3.5)
Deitar e logo adormecer é privilégio de quem confia plenamente no Senhor e desfruta de Sua paz.
Como manter a paz em meio à perseguição?
Tendo a certeza de que o Senhor é o seu sustento. Se Ele retirasse Sua mão por um instante sequer, certamente você não resistiria. No entanto, Ele nos sustenta e nos fortalece em todos os momentos.
Ele é quem o mantém firme e inabalável n’Ele.
Confie em Deus, pois Ele o protege, Ele está presente e Ele é o seu sustento!
Por: Licenciado Orlando Coutinho.