Características de Uma Igreja Discipuladora

Dentre as muitas cartas do apóstolo Paulo, uma chama a atenção no que diz respeito ao discipulado, a carta endereçada a igreja de Tessalônica. É claro que todas as igrejas que receberam carta, ou cartas, do apóstolo Paulo tinham seus problemas, mas também sempre há virtudes destacadas.

A igreja de Tessalônica se destaca por vários motivos, a começar pelo tempo necessário para que ela surgisse, três semanas, isso já mostra a ação de Deus no meio dos tessalonicenses. Outro motivo é o fato de, mesmo Paulo tendo que sair as pressas da cidade, os que foram convertidos não se intimidaram com a pressão, principalmente dos judeus.

Assim, depois de organizada, essa igreja demonstrou coisas maravilhosas, mostrando que de fato foram convertidos pelo Senhor. Quero destacar algumas dessas virtudes encontradas logo no inicio da primeira carta que Paulo escreveu a eles, que mostram como ser uma igreja discipuladora.

Em primeiro lugar, uma igreja discipuladora é bem resolvida internamente. Isso significa que tanto a base doutrinária quanto a prática estavam bem evidentes. Observemos que a fé daqueles irmãos era operosa, ou seja, eles se fortaleciam mutuamente. Eles se ajudavam material e espiritualmente. Uma igreja discipuladora começa seus trabalhos dentro dela, mostrando um amor abnegado para com os irmãos. Dificilmente alguém nos ouvirá se observar falsidade na maneira como lidamos com os irmãos. Ela se fortalece mutuamente porque sua esperança está firmada no firme fundamento, Jesus Cristo.

Em segundo lugar, uma igreja discipuladora vive o evangelho. Ela não só conhece intelectualmente, mas pratica tanto para os de dentro quanto pra os de fora. Ela imita o Senhor Jesus. A igreja de Tessalônica não é elogiada por Paulo porque ela o imitava, mas porque faziam as coisas como o Senhor havia ensinado. E essa nova vida em Cristo não foi vista somente pelos tessalonicenses, mas tornou-se modelo para outras regiões. As pessoas precisam ver Jesus em nós. As pessoas precisam ver a alegria de Jesus em nós. As pessoas precisam querer viver como Jesus, da mesma maneira que elas veem este desejo em nós.

Por fim, uma igreja discipuladora prega o evangelho. Não é só imitar a maneira de viver, mas discipular é falar de Jesus. A igreja de Tessalônica recebeu a palavra por meio de Paulo e seus companheiros. Essa palavra transformou a vida daquelas pessoas e eles anunciavam com a vida e com a voz a pessoa que mudou a trajetória de vida deles. É isso que precisamos fazer.

Já recebemos a palavra, ela já nos transformou. Então, tornemo-nos discípulos de Cristo, anunciando o seu evangelho, fazendo discípulos tanto dentro da igreja edificando-nos mutuamente e crescendo juntos na fé, no amor e na esperança, quanto buscando os de fora que, pelo poder da palavra, se tornarão discípulos e frutificarão para o reino de Deus.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis