A Boa Nova de Grande Alegria

“é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11).

O nascimento de uma criança foi a boa nova de grande alegria que os anjos anunciaram aos pastores que estavam ao redor de Belém. Talvez esse acontecimento pudesse ser algo comum para os ouvintes, se não fosse pelas características dessa criança anunciada. O menino nascido não era uma criança qualquer, era o Filho de Deus, o Deus que se fez homem e habitou entre nós. Por isso, ao anunciar o nascimento dessa criança, comprovando que isso era a boa nova de grande alegria, os anjos relataram quem era o menino e o que ele veio fazer.

A primeira forma que os anjos chamam o menino mostra o que ele veio fazer, o Salvador. Quando Gabriel se apresenta para Maria e lhe diz o que está para acontecer com ela, também fala qual o nome será dado à criança, Jesus. Este nome significa, Yawé é a salvação. Vemos que na descrição dos fatos para José, Gabriel explica esse nome: “…porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21b).

Essa é a boa nova de grande alegria. O nascimento de Jesus é a salvação prometida por Deus desde os tempos antigos. O homem que não tinha como se salvar da condenação dos seus pecados por seus próprios meios, agora, tem um Salvador. Deus, por seu amor e graça, nos enviou seu Filho para ser a nossa Salvação.

A segunda forma que os anjos usam é, o Cristo. Não, esse não é um sobrenome de Jesus, mas sim a confirmação de quem ele era. Cristo é a forma grega da palavra hebraica Messias, que quer dizer, o Ungido. Isso significa que Jesus é o que foi escolhido e que possui as características necessárias para ser o Salvador. Quando professamos que Jesus é o Cristo confessamos que somente ele é divinamente indicado para esse ofício e função.

A terceira forma expressada pelos anjos a respeito da criança é, o Senhor. Ainda que aqueles pastores fossem encontrar um frágil e humilde bebê, eles deveriam saber que aquela criança era muito mais do que seus olhos pudessem contemplar. Estava diante deles o Senhor de todas as coisas. Estava diante deles o Verbo encarnado. Estava diante deles aquele que por meio dele todas coisas foram criadas. Que grande notícia! O Senhor de tudo ama o seu povo ao ponto de se fazer um de nós. Que graça maravilhosa! Que grande amor!

A boa nova de grande alegria é saber que Deus se fez homem. É saber que o Filho de Deus se encarnou e veio fazer o que não poderíamos fazer. Hoje celebramos não somente seu nascimento, mas a salvação que nos foi outorgada por quem ele é e o que ele fez. Adoremos o Senhor da nossa salvação com gratidão e grande alegria!

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis