IPGII

A Felicidade dos Sinceros

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. Mt 5.8

Essa bem-aventurança está intimamente ligada à segunda, “bem-aventurados os que choram”. Eles choram por causa dos seus pecados, pelo mal que praticaram e continuam desejando fazê-lo. Ninguém pode possuir um coração limpo, sem antes lamentar pelas impurezas do seu coração. Por isso, os limpos de coração são aqueles que reconhecem e choram por causa dos seus pecados.

Por que o coração? As Escrituras nos ensinam a necessidade de guardar o coração. O coração é o interesse do evangelho, é o local que deve ser mudado por ele. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos disse: “Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10.9).

Por que não o intelecto? Porque intelectualmente podemos assimilar os ensinos do evangelho, mas se o coração não for transformado a purificação não acontece, a pessoa ainda está perdida achando que está salva, ou se gabando de algo que sabe, mas não põe em prática. Quando o coração é purificado as emoções, a vontade e o intelecto também são mudados.

Mas, o que significa ser limpo? Ser limpo é ter um coração sincero, reconhecendo suas limitações e fraquezas. Ser limpo é ser íntegro, não possuindo um coração dividido. Ser limpo é ter o coração semelhante ao de Cristo, tendo-o como nosso Bem maior. Ser limpo é ter um coração que glorifica a Deus em todos os aspectos da vida. Ser limpo é ter um coração que busca a santificação, como disse o escritor aos hebreus: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Observe a ligação entre este texto e a promessa da bem-aventurança, sem a santificação não veremos a Deus, e os limpos de coração verão a Deus.

Essa pureza do coração é algo interno que se mostra externamente. Os limpos de coração são aqueles que passaram pelo processo da purificação da imundície moral. Por isso, a sinceridade e integridade são ressaltadas. Jesus chama os fariseus de sepulcro caiado, por se apresentarem belos por fora, mas cheios de morte e podridão por dentro. O legalismo levava-os a acreditar que seus muitos ritos os purificavam. O sincero e íntegro, por sua vez, procura justiça e purificação em Cristo, na obediência total de Cristo, e isso o leva a ter prazer na misericórdia de Deus.

Somente Jesus foi totalmente limpo de coração. Só ele foi absolutamente sincero e sem dolo. Sendo assim, não podemos limpar nosso coração, não temos essa capacidade. É necessário clamarmos ao Deus puro e santo para transformar e purificar nosso coração pecaminoso, como fez o salmista: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável ” (Sl 51.10).

A felicidade dos sinceros está na certeza que o Senhor não despreza um coração arrependido. A felicidade dos íntegros consiste na segurança que pode abrir seu coração ao senhor e ele o socorrerá. A felicidade dos limpos de coração está no conforto que, não são seus esforços os purificam, mas é o sangue do Cordeiro de Deus que nos purifica de toda iniquidade.

Que Deus nos abençoe!

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress