Quem É Jesus?

Em um país tão religioso como o nosso parece até estranho a pergunta: “quem é Jesus?”. Entretanto, se investigarmos sobre o conhecimento das pessoas sobre Jesus concluiremos que o conhecimento é superficial ou, em muitos casos, subjetivo.

As pessoas têm criado uma imagem de Jesus segundo seus próprios desejos. Uma imagem romântica de um Jesus que não confronta os pecados e que abençoa e salva todas as pessoas. Essa visão romântica não tem nada a ver com quem, de fato, é Jesus. Pois este Jesus imaginário, na hora das aflições, só é lembrado como um amuleto e não como o Soberano que tem o controle de todas as coisas e que pode nos consolar, curar, libertar e salvar.

Para conhecer Jesus da maneira correta é necessário ir à fonte verdadeira que responde perfeitamente quem Ele é: as Escrituras. No Antigo Testamento encontramos Jesus por meio das profecias, sombras e tipos. Jesus é o prometido de Deus (Gn 3.15). Ele é o Sacerdote de Deus, segundo a ordem de Melquisedeque (Gn 14.18). Ele é o profeta de Deus, conforme relatado por Moisés (Dt 18.15). Ele é o descendente de Davi que reinará para sempre (II Sm 7.16).

No Novo Testamento vemos a concretização da promessa. Aqui vemos os servos de Deus e o próprio Jesus testificando de quem ele é. Ele é o Verbo encarnado de Deus (Jo 1.1). Ele é o Filho do Deus vivo (Mt 16.16). Ele é o Cordeiro de Deus (Jo 1.29). Ele é o Bom Pastor (Jo 10.14). Ele é a ressurreição e a vida (Jo 11.25). Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores (1 Tm 6.15).

Poderíamos citar tantas outras maneiras de como o Jesus é representado no Antigo Testamento ou chamado no Novo Testamento. Porém, o que já escrevemos é suficiente para entender que Jesus não é o que achamos que ele deve ser, mas quem de fato Ele é e, por isso, dependemos Dele. Somente o Jesus, anunciado pelas Escrituras, pode verdadeiramente: salvar, libertar, curar, consolar, confrontar e transformar. Somente confiando em quem é Jesus, segundo a Palavra de Deus, encontramos descanso verdadeiro, alívio para a alma ansiosa e refúgio nas batalhas.

Então, se a sua visão sobre Jesus é a correta, louvado seja Deus! Mas lembre-se que você tem a missão de comunicar sobre quem é Jesus. Se a sua visão está romantizada, ao ponto de nos momentos de aflição nem se lembrar que Jesus existe, ou até lembra, porém sem descansar em Seu poder, achando que o controle pertence a você, é hora de se arrepender dos seus pecados e crer no poder de Cristo para que você tenha plena satisfação Naquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos.

Creia em Jesus! Busque Jesus! Descanse em Jesus!

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis