Três Passos para a Restauração

Em Apocalipse 2.1-7 encontramos a carta que Jesus mandou João escrever à Igreja de Éfeso. Uma igreja bem doutrinada, bem orientada e bem ativa, mas que, ao longo do tempo, perdeu algo essencial, o primeiro amor. A vida religiosa continuava, o ativismo mecânico estava a todo vapor; entretanto, não era algo agradável ao Senhor da Igreja.

Jesus não se impressiona com a quantidade de atividades que a igreja realiza. Tampouco se impressiona com a firmeza doutrinária que uma igreja possa demonstrar. Muito menos com a firmeza de uma igreja ante as perseguições. Sem amor que resulta em vida prática é tudo inútil.

Assim sendo, Jesus traz um alerta para aquela igreja. Ele mostra três passos para que aquela igreja fosse restaurada. Mas essa mensagem foi registrada para que a igreja hodierna também pudesse ser alertada para não cair na mesma cilada.

Lembra-te, pois, de onde caíste – O seu arrefecimento na fé e no amor teve um ponto de partida. Talvez uma perda, ou uma decepção, uma luta, enfim, quando foi que você perdeu o seu referencial? Quando você deixou de olhar para Jesus e colocou seu foco nas pessoas ou circunstâncias? Você precisa puxar da memória. É certo que a perda do referencial veio acompanhada de outras coisas como deixar de orar, deixar de ler a Palavra de Deus, deixar de congregar com os irmãos. Deus quer restaurar sua vida, peça ao Senhor para que faça lembrar onde, como e quando você caiu. Peça ao Senhor para que te dê alegria e renove suas forças para perdoar e servir com amor.

Arrepende-te – Sem arrependimento não há perdão. Sem arrependimento não há conserto. Sem arrependimento não há reconciliação e mudanças. Você continuará andando em trevas e praticando o que é mal constantemente e, muitas vezes, achando que está fazendo tudo certo. A bênção do Senhor não habita onde o pecado é perpetuado. A derrota e o sofrimento estão sempre nos acompanhando quando nos acostumamos com o pecado (Sl 32.3,4).

Volta à prática das primeiras obras – Às vezes o processo de volta pode ser lento, mas é preciso dar o primeiro passo. E a primeira coisa é voltar os olhos para Jesus. É Ele quem restaura nossa vida e quando Ele faz a obra voltamos a ser bênção nas suas mãos. Voltamos a sermos pessoas agradáveis e animadas. Voltamos a ser bênção na vida dos irmãos e das pessoas ao nosso redor. Voltamos a buscar o Senhor pela Palavra e pela oração.
Amamos as pessoas e perdoamos, porque temos a certeza do seu amor e do seu perdão sobre nós.

Eu não sei como está sua comunhão com Jesus. Não sei se você tem feito as coisas por amor, ou por tradição, mas se, porventura, você está perdendo o referencial, tome uma atitude hoje. “Lembra-te, pois de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras…” em nome de Jesus.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis