O Salmo 8 é um canto de adoração a Deus. Davi compõe uma canção para engrandecer o seu Senhor e Deus. Neste Salmo, não há uma súplica, não há um pedido sequer; cada palavra é para expressar a glória de Deus.
Constantemente ouvimos nas pregações, devocionais e pastorais, sobre como Deus cuida dos seus filhos em todas as situações. Contudo, baseado neste salmo, nós somos chamados a adorar a Deus por quem Ele é e pelo que Ele faz.
Um instante de meditação sem pedidos; somente de exaltação a Deus. O salmo inicia com Davi dizendo: “Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade” (v.1).
O nome de Deus, YHWH, é magnífico!
Esse adjetivo, magnífico, é uma expressão que está relacionada com o tamanho, força, poder ou autoridade de quem é referido.
Dentre os atributos, bem como a sua complexidade – pois Deus é incognoscível – Deus é magnífico, Ele é imensurável, Ele tem toda a força, Ele é Todo-Poderoso, Ele é Rei! Mas também é o Deus que faz uma aliança conosco.
É impossível ter outra reação senão a do salmista diante de Deus, quando diz: “Que é o homem, que dele te lembres?” (v.4)
Que é o homem? Esta é a fragilidade humana reconhecida em uma pergunta com a perspectiva de quem Deus é limitada ao que conhecemos sobre Deus. Lembrando que temos uma eternidade nos esperando para conhecermos mais e mais sobre o Deus Eterno.
A compreensão de quem é Deus, através da Escritura, tem o poder de nos fazer entendê-lo melhor a Deus – este Deus Maravilhoso que servimos e somos chamados por Ele de filhos. Ao mesmo tempo, nos abre os olhos para quem somos: de fato, nada. Mas ao mesmo tempo, filhos de Deus.
O salmo inicia e termina da mesma forma: “Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!” (vv.1 e 9).
Do início ao fim, Deus continua sendo quem Ele é, pois Ele é Deus!
Essa lembrança é suficiente para trazer paz, alegria, confiança, esperança, segurança e tantos outros adjetivos que não cabem em nosso peito. Por isso, devemos adorar a Deus por quem Ele é e pelo o que Ele fez, faz e fará.
Lembre-se: sua missão é fazer outros adorarem a Deus, assim como você nesta hora. Que Deus te abençoe e se revele cada dia mais a você.
Por: Licenciado Orlando Coutinho.



