Celebrai ao Deus da História!

Celebrai, pois vivo está! Foi o grito de louvor das crianças durante semanas de ensaios. Celebrai, pois vivo está foi o louvor que uniu crianças e adultos num dia especial de celebração!

Celebrai com jubilo é o convite do Salmista. No Salmo 100, esse convite é para todos os habitantes da terra: brasileiros, argentinos, paraguaios, holandeses, franceses, escoceses, chineses, japoneses, russos, estado-unidenses, costarricenses, cubanos, sul-africanos, moçambicanos, egípcios, sírios, libaneses, angolanos, e a lista é enorme. Citar alguns dos gentílicos nos ajuda a pensar na grandiosidade do Deus que inspirou o Texto Sagrado onde está escrito um convite de tão grande dimensão: Celebrai com Jubilo todos os habitantes da terra. Isso implica os habitantes das ilhas mais remotas, das matas mais densas, das maiores cidades, das vilas mais distantes e esquecidas.

Não fomos convidados a expressar um louvor com desânimo ou tristeza. Ele nos convida a louvá-lo com jubilo, com alegria. João Calvino afirma que “ordenar que Ele seja servido com alegria, notifica que a sua bondade para com seu povo é tão imensa que lhes fornece bases profusas para se regozijarem”.

Muitos e criam para si deuses, e inventam diversas formas de cultuá-los. Visto que isso acontece nas menores e maiores esferas do nosso dia a dia, os ídolos escondidos no nosso coração sufocam e substituem o verdadeiro conhecimento do Deus único.

Quando adorar ao Senhor, adore-o com alegria, sirva-o com gozo, sabendo que Ele é o Senhor que nos fez. Atente bem para o bom conhecimento dEle. Que nenhuma “divindade” obscureça a glória devida a seu nome. Ele nos fez e esculpiu a sua imagem em nós. Nesse mesmo sentido Paulo expressa: “somos feitura dele…” Efésios 2:10. Francis Schaffer, o chamava de “O Deus que está ali”.

Entrai por suas portas, adore com alegria e sirva ao Rei “que não pode ser de outra forma adorado senão em estrita concordância prescrita em sua Lei” afirma Calvino. Por meio da oração, entramos na própria presença de Deus com ações de graças e louvor. É importante sempre reservar nossas súplicas e anseios para outro momento e orar o único propósito de louvá-lo.

Swindoll declara que “tendo chamado o mundo todo para que se una a Ele em adoração, o salmista declara a razão pala qual Deus merece agradecimento e louvores universais” … porque Ele é bom, isso qualifica seu caráter.

Ele é bom e Eterno; assim é a misericórdia do Senhor: uma bondade incansável, que a despeito do seu do seu povo, Ele continua a se manifestar. O Deus justo e bom que ordena todas as coisas é fiel a todas as gerações. Suas promessas são para os eleitos de todos os tempos.

Dedique esta primeira semana do mês de maio para agradecer ao Deus da história pelo que Ele é, pelo que Ele fez, e pelo que Ele faz todos os dias na sua vida, na vida da sua família e da sua igreja. Celebre, sirva, reconheça e agradeça ao Senhor eterno, ao Rei que vivo está!

Por Seminarista. Ronelx Aguilar Villavicencio