Vida Feliz

Entramos em um novo ano e, certamente, o que mais desejamos é viver feliz. Isso é demonstrado ao cumprimentarmos as pessoas quando dizemos: “Feliz Ano Novo!”

Para muitos, as expectativas são frustradas antes mesmo do ano novo começar. Alguns ainda permanecem esperançosos por algum tempo. Porém, a busca pela felicidade, tendo como base os nossos desejos ou metas é um erro que sempre nos levará ao fracasso, ansiedade e desânimo.
Uma vida feliz existe, mas não começa com nossos planos. Vida abundantemente feliz é promessa de Deus ao seu povo escolhido, mas para desfrutá-la é preciso seguir os princípios bíblicos.

O primeiro passo para uma vida feliz é a humilhação. “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tg 4.10). Segundo o ditado popular: “os humilhados serão exaltados”, mas na realidade, as Escrituras dizem que: “o que se humilha será exaltado” (Lc 18.14b). Existe uma grande diferença em ser humilhado e se humilhar. Uma tem ação externa a outra uma ação interna.

Deus quer um coração humilhado diante dele. Precisamos nos quebrantar, reconhecendo quem somos, pecadores que carecem da graça de Deus. O egocentrismo nos leva para longe de Deus e, sem Deus, não há possibilidade de uma vida feliz. Para nós, povo eleito de Deus, é justamente quando nos humilhamos e reconhecemos nossas fraquezas que vivemos uma vida feliz, desfrutando da providência e bondade do Eterno.

O segundo passo para uma vida feliz é a dependência. Para muitos, a independência é algo que lhes dá sensação de liberdade e felicidade. Contudo, é uma falsa sensação, pois essa aparente alegria só dura por um instante. Também é falsa a liberdade, uma vez que são escravos dos seus próprios desejos.

Entretanto, para os que confiam no Senhor e reconhecem seu poder e misericórdia, eles são os que vivem uma liberdade verdadeira e uma felicidade duradoura que começa aqui neste mundo, ainda que não plenamente por causa da presença do pecado, e será perfeita na eternidade. É isso que o salmista diz: “Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo coração” (Sl 119.2).

Enfim, uma vida feliz não é ditada como o mundo pensa que é, mas é firmada na maneira que Deus planejou. Uma vida feliz não é receber o que quer e viver do jeito que quiser, mas receber gratuitamente o maior presente Deus, a salvação em Jesus Cristo e viver para a glória dele.

Que neste ano que está iniciando vivamos felizes para a glória de Deus, amando e servindo nosso Eterno Salvador Jesus Cristo!

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis