IPGII

Vida Santa, Adoração Santa

“Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?” (Dt 10.12,13).

Este texto confronta seu coração? Deveria, porque nossa obediência ao Senhor deve ir além de ritos. A obediência ao Senhor exige sinceridade, dedicação e integridade (Js: 24:14).

Infelizmente, é comum observarmos pessoas acostumadas com as coisas de Deus. Perderam a noção de quem adoramos, antes, perderam a noção para quem vivemos. Somente uma vida santificada adora a Deus verdadeiramente. Se não vivemos para o Senhor, certamente, adoraremos a nós mesmos e serviremos aos desejos do nosso coração.

Analisemos, então, a instrução de Deus no texto acima, para que tenhamos uma vida santa diante do Senhor.

A primeira instrução que Deus chama a atenção é quanto ao temor. Não é o temor relacionado ao medo, a não ser o medo de pecar contra Deus, porém, é o temor ligado à reverência, ao respeito, à obediência sincera a Deus. É o temor ligado à santidade, à pureza, à fidelidade e à sabedoria. Portanto, não é fobia, mas é temor.

A segunda instrução é quanto ao andar. Isso significa deixar de lado o nosso próprio caminho e ser guiado pela palavra de Deus. Abandonar a vida segundo o meu coração e viver de acordo com a vontade de Deus. A Bíblia nos mostra exemplos de pessoas que andaram segundo o seu entendimento, sem consultar ao Senhor, e sofreram com as consequências, como: Ló, tomando a decisão de ir para as campinas do Jordão; Davi, levantando um censo sem a aprovação de Deus etc.

A terceira instrução é amar a Deus. Este é o maior e principal mandamento. Amar a Deus vai além de cantar sobre o amor, ou mesmo pregar sobre o amor. É necessário obedecer ao Senhor, porque amar é mandamento. Se você não obedece ao Senhor, você não o ama. Se você não tem prazer na sua palavra, você não o ama. Se você não ama seu irmão, você também não pode amar a Deus.

O quarto ensino é sobre servir. Cumprir um rito não é servir. Servir ao Senhor envolve prazer, alegria, como o salmista expressa: “Servi ao Senhor com alegria…” (Sl 100.2). Por essa razão, Moisés expressa a vontade do Senhor que seu povo o sirva “de todo o seu coração e de toda a sua alma”. Talvez você esteja cumprindo um serviço de forma displicente, só para cumprir uma obrigação, achando que está servindo a Deus. Engana-se quem assim faz. Se queremos agradar aquele que nos amou com amor eterno, então queremos servi-lo com alegria e de todo coração.

Quinta e última instrução é guardar os mandamentos. Já falamos que aquele que não obedece não ama o Senhor. Nós precisamos ter os mandamentos do Senhor guardados em nossos corações, nos guiando em toda circunstância, nos protegendo contra o pecado, nos ensinando a amar o Senhor conforme ele quer ser amado.

No final das contas, ter uma vida santa, apresentando um culto santo, traz benefícios a nós mesmos. Porque, quanto mais perto do Senhor nos achegamos, mais entendemos a sua graça sobre nós. Quanto mais íntimos do Senhor ficamos, mais enxergamos seu cuidado paternal.

Que o Senhor nos ajude a temê-lo, andar junto a ele, amá-lo, servi-lo e guardar seus mandamentos para sua glória e para o nosso bem.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress