IPGII

O Choro da Felicidade

“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mt 5.4).

Parece um paradoxo, mas como disse John Stott: “…poderia traduzir esta segunda bem-aventurança por ‘Felizes os infelizes’…”. É possível choro trazer felicidade? Sim é possível. Entretanto não é qualquer tipo de tristeza ou choro que traz felicidade.

Vejamos, então, o que não é esse choro ensinado por Jesus. Não é o choro do luto. Não é o choro pela perda do emprego. Também não é o choro pela dor de uma enfermidade. Nem, tampouco, o choro pelo rompimento de um relacionamento. Apesar de Deus também trazer consolo ao coração por essas coisas, não é sobre este tipo de choro que as Escrituras falam que traz felicidade. Pelo contrário, esse choro são reflexos do sofrimento que todos nós enfrentamos por causa do pecado. Enquanto vivermos neste mundo caído estaremos sujeitos a vários outros choros. Eles servem para nos alertar que aqui não é o céu.

O que é então o choro da felicidade? É quando temos a consciência que não somos inocentes, não somos bons, nem justos como pensamos ser. É quando sofremos, não pelas circunstâncias da vida, mas quando percebemos que o nosso pecado causa sofrimento a nós mesmos, aos outros e sobretudo ofende ao Senhor. Isso causa o choro da felicidade.

Nós tentamos, de todo jeito, evitar a dor e a tristeza, mas Jesus nos ensina que entristecer-se pelos pecados é o que nos traz a felicidade. O choro do arrependido é diferente, porque é o choro de alguém que entende as consequências espirituais. Somente um regenerado pode chorar deste jeito. Ele não chora com medo do castigo, ou por remorso, ou para mostrar algum grau de espiritualidade para os outros. Ele chora porque sabe que o seu pecado o afasta do seu Senhor.

O choro que traz felicidade está ligado à doutrina que os homens hoje querem se esquivar. A doutrina sobre o pecado. As pessoas procuram mais terapias e psicólogos do que conselheiros bíblicos, ou a própria Escritura, porque não querem ser confrontadas.

Martin Lloyd Jones disse: “As pessoas não tem compreendido que precisam ser convencidas do pecado antes que possam experimentar alegria. Elas não apreciam a doutrina bíblica do pecado. Repelem-na intensamente e levantam objeções contra a pregação da mesma. Querem alegria independente da convicção de pecado.” Porém, não são felizes enquanto não experimentarem o choro do arrependimento.

Qual foi a última vez que você chorou pelos seus pecados? Muitas vezes cuidamos do pecado como um bicho de estimação. Tratamos dele e não queremos deixá-lo porque nos apegamos a ele. Cuidado!

Quando foi que você chorou pelos pecados deste mundo que vivemos? As vezes nos acostumamos tanto com este mundo caído que em vez de chorarmos pela miséria em que ele se encontra, praticamos as mesmas coisas como se fosse algo comum.

É hora de nos arrependermos de fato e de verdade e, não somente confessar, mas também chorar pelos pecados, e abandonarmos de uma vez por todas, porque somente assim seremos felizes e consolados como Jesus ensina.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress