IPGII

Famintos por Felicidade

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” Mt 5.6.

O que te traz felicidade? Para uma pessoa sem Cristo, a resposta está ligada às coisas deste mundo: bens, viagens, festas, relacionamentos etc. Para o cristão a felicidade é algo espiritual, porque o seu prazer está na lei do Senhor, portanto, sua alegria é buscar o Reino de Deus e a sua justiça.

John Stott, comentando o texto supracitado, disse que há, pelo menos, três aspectos da justiça na Bíblia

Justiça legal – É a justificação. Muitos buscam essa justiça por seus próprios meios, mas não conseguem implementar uma justiça assim, porque todos nós somos condenáveis diante do Deus justo e santo. A justiça que traz felicidade vem do próprio Deus sobre nós na pessoa de Jesus Cristo.

Justiça moral – É a justiça que rege a nossa conduta externa. Mas se ela não for fruto da justiça legal, não passará de um teatro inútil. Não trará satisfação para saciar nossa fome e sede.

Justiça social – É a justiça que visa a libertação do homem de sua opressão. É a justiça que impulsiona a prática da piedade com o seu semelhante. Mas não podemos ser saciados por ela, nem saciar alguém, até que entendamos que a maior necessidade do ser humano é Cristo.

Dessa forma, esta bem-aventurança nos mostra como enxergamos a doutrina da salvação. Ela ensina que a justiça que foi satisfeita em nosso favor é totalmente pela graça de Deus, e não há nada do que possamos fazer para merecê-la. Ao mesmo tempo, suas exigências demandam que vivamos na presença de Deus e sejamos semelhantes a Jesus Cristo, porque ter fome e sede de justiça é ser parecido com Jesus. Todos os que não tem essa justiça sobre si está condenado.

D. M. Lloyd Jones comentou sobre isso: “Crente é aquele que admite que as declarações e exigências do Evangelho são impossíveis para o ser humano, mas dá graças a Deus que o Evangelho fez o impossível aos nossos esforços, outorgando a salvação gratuitamente, como uma dádiva.”

Nesta vida a nossa fome e sede nunca será totalmente satisfeita, ainda que já possamos desfrutar da felicidade por ela proporcionada. Somente no céu nossa fome e sede serão plenamente saciadas. Somente no céu estaremos livres de qualquer choro ou dor causados pela injustiça praticada neste mundo.

Aquele que tem fome e sede de justiça procura se abster de tudo que é contrário a essa justiça. Aquele que tem fome e sede de justiça não gasta tempo inutilmente com coisas que, ainda que lícitas, te afastam da busca pela justiça. Aquele que tem fome e sede de justiça busca essa justiça disciplinadamente, todos os dias. Aquele que tem fome e sede de justiça clama por aquele que pode lhe saciar. Aquele que tem fome e sede de justiça não perde as oportunidades de estar entre aqueles que, com o mesmo propósito, encontram a justiça divina.

Aquele que tem fome e sede de justiça é feliz, porque sabe que a justiça divina foi satisfeita em Cristo. E, por essa justiça, o pecador encontra reconciliação, perdão e redenção. Que o Senhor nos faça cada vez mais famintos por felicidade em Cristo Jesus.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress