Há algo bom no coração do homem?
Há limites para a soberania de Deus?
Jesus morreu para salvar literalmente todos os homens?
Se Deus decide salvar, o homem consegue resistir?
A Redenção do homem é integralmente conduzida pela Trindade, ou cabe ao homem aceitar a salvação ofertada por Jesus?
Essas questões, dentre muitas outras, têm sido alvo de grande debate ao longo da história do cristianismo. Por meio das Doutrinas da Graça, estudamos as respostas mais aderentes à verdade bíblica de que “ao SENHOR pertence a salvação!” (Jonas 2.9b)
O que bolsa, bola e bacon têm a ver com você e a glória de Deus? Limonada gelada; o riso das crianças; futebol universitário; ovos mexidos com bacon frito… o que acontece a esses prazeres terrenos quando Jesus se manifesta? As coisas da terra estranhamente perdem o brilho? Ou Ele brilha em tudo que é bom? Essa classe, baseada no livro de Joe Rigney, busca oferecer um sopro de ar fresco a cristãos oprimidos por padrões falsos, expectativas impossíveis e noções equivocadas de santidade. De um lado, deparamos com a idolatria, por outro lado, a ingratidão também se faz presente. Por isso, o cristão precisa ser lembrado que toda boa dádiva vem das mãos do Pai. Daí as bênçãos de Deus devem levar-nos à adoração, gratidão e generosidade. Além de gerar paixão em nosso coração pela glória de Deus.
Cosmovisão em ação! Quando o que creio é visto como eu vivo. Ou não! As doutrinas — aquilo que sabemos e confessamos ser verdade sobre Deus — são cruciais para a vida espiritual de todo discípulo de Cristo. Compreender as doutrinas bíblicas não apenas nos ajuda a perceber a conexão de uma coisa com a outra, como também nos leva a conhecer mais sobre Deus e seus planos. Na verdade, a sã doutrina muda radicalmente nosso coração. Contudo, ao olhar de forma bem realista, existe uma lacuna entre aquilo em que dizemos crer e o modo como agimos em nosso dia a dia. O paradoxo entre a vida e a crença pode nos levar a pecar e nos deixar desencorajados diante do desafio diário. Nesta classe, baseada na obra Paul David Tripp, examinaremos doze doutrinas centrais que todo cristão deve conhecer. Nela vamos aprender como colocar as doutrinas em prática. Vamos perceber que a doutrina deve fazer parte do nosso estilo de vida. As doutrinas cristãs não são ideologias, elas são verdades axiais para a vida com o outro no mundo que Deus criou. Vamos aprender como vencer a lacuna entre o que cremos, sentimos e fazemos. É dessa forma que o evangelho molda a nossa vida, para que as nossas escolhas seja um reflexo daquilo que cremos.
O segredo para cumprir o “EU PROMETO”. Deus criou tudo para Sua glória. Com o casamento não é diferente. Porém, a criação do casamento foi idealizada para que o ser humano pudesse realizar o plano de Deus de povoar a terra, para que Sua glória e o Seu reflexo fossem vistos por toda a criação. Mas, além disso, o casamento é para que o ser humano pudesse desfrutar e se alegrar com a bênção do convívio conjugal. O casamento é um relacionamento glorioso, mas também é o mais mal compreendido. Por isso, queremos oferecer aos casais da nossa igreja a oportunidade de estudar sobre esse tema magnífico! Nessa classe, baseada no livro de Timothy Keller, veremos a visão do que é o casamento segundo o ensino da Escritura Sagrada. Nada mais nem menos.
A fé cristã não é abstrata, um pensamento positivo, ou algo simplesmente sentimental. A fé cristã é baseada em fatos reais. Há um fundamento sólido no qual a fé é depositada. É justamente o conteúdo desse fundamento que a classe de catecúmenos se propõe a expor, com o intuito de que os candidatos à pública profissão de fé, seja por batismo ou vindo de outra denominação, tenham convicção da fé a ser professada. A partir do lançamento desses fundamentos é que o cristão poderá progredir na vida cristã de maneira saudável.
Nosso objetivo é mostrar, através do estudo prático das perguntas do catecismo, que as doutrinas que cremos tem muita importância e real relevância no mundo que vivemos. Nesses estudos buscamos compreender quem é o Deus que servimos, quem nós somos, o mundo que vivemos e como devemos viver nele.