IPGII

Deveres Cumpridos. Casais Fortalecidos. Cristo Glorificado.

No texto sagrado que encontra-se em Efésios 5.22-33, o apóstolo Paulo traz lições muito importantes no que diz respeito a vivência no lar com amor e santidade. Observamos, ao ler o texto, que o padrão é sempre o mesmo de toda Escritura, Jesus. Neste caso específico vemos que Cristo é glorificado quando o marido ama e lidera sua esposa, assim como Cristo ama a sua noiva, a igreja. E, a mulher, por sua vez, glorifica a Cristo quando se submete e respeita seu marido, como a igreja é submissa a Cristo.

Os problemas que enfrentamos nos nossos dias dentro do convívio familiar está ligado à desobediência à palavra de Deus. Permitimos que a cultura e o modo de viver, que são corrompidos pelo pecado, influenciem nossos atos e pensamentos e queremos, por vezes, aculturar as Escrituras. A palavra de Deus é eterna, ela foi para o tempo do apóstolo tanto quanto é para nós hoje.

Assim, vejamos o que maridos e esposas precisam fazer, à luz das Escrituras, para terem um casamento fortalecido e glorifiquem a Cristo dentro do seu lar.

No verso 22 do texto supracitado, Paulo fala da submissão da mulher ao marido, como ao Senhor. Não é algo muito fácil. Mas essa dificuldade se dá porque a liderança do marido, instituída mesmo antes do pecado, deveria ser exercida com amor e respeito. Após a queda, porém, essa liderança tornou-se autoritária, ignorando a missão da mulher.

Submissão nunca foi sinônimo de inferioridade. A mulher foi criada como auxiliadora idônea, portanto, coigual ao homem. Submissão é estar sob outra missão. Em Cristo, o funcionamento do lar é requerido e, por isso, a missão da esposa é glorificar a Deus submetendo-se ao marido como a igreja submete-se a Cristo. A missão da esposa reflete o sustento da missão do marido. Isso significa que a missão do marido só terá êxito se sua esposa o auxiliar.

A mulher submissa não é propriamente serva do marido, mas de Cristo. A sua submissão incondicional é a Cristo e não ao marido, mas como serva de Cristo, ela serve ao marido submetendo-se a ele naquilo que está dentro da vontade de Deus, auxiliando-o como líder do lar. A mulher que cumpre sua missão por amor a Cristo é livre e feliz.

Paulo, logo após trazer o dever da mulher, expõe sobre o dever do homem. A liderança masculina não é questão de capacidade e sim de obediência. A liderança do homem não é algo cultural ou temporal, é a vontade de Deus que é eterna. Não tente mudar a palavra de Deus baseado em cultura ou época.

A missão do marido é liderar e amar sua esposa. Esse amor deve ser sacrificial, assim como foi o amor de Cristo pela sua igreja. Cristo deu sua vida pela sua igreja. Quando o marido cumpre sua missão amando sua esposa, certamente a missão da esposa é facilitada. Que mulher sentindo-se amada e protegida não se submeterá ao seu marido?

O amor do marido também deve ser santificador. Ele é o líder espiritual dentro do seu lar, prezando pelo crescimento espiritual de sua esposa e filhos. Deve ser também um amor protetor, cuidando da sua esposa como cuida do seu próprio corpo, zelando pelo seu bem-estar físico, emocional e espiritual. O marido fere a si mesmo quando fere sua esposa. E quando o marido deixa de cuidar de sua esposa? Quando não a trata de modo digno, sendo muitas vezes grosseiro e displicente. Certamente, deve ser um amor provedor, dando a sua esposa aquilo que ele a necessita, sobretudo, atenção. A liderança do marido não deve ser usada para sufocar a opinião de sua esposa. Pelo contrário, é uma oportunidade de servi-la em amor. Porque toda decisão que o homem tomar deve ser em benefício de sua esposa, ainda que seja algo que, a princípio ela não entenda. Por fim, o amor do marido também precisa ser romântico. Creio que seja uma dificuldade para a maioria dos homens manter o ritmo do romantismo ao passar do tempo. É certo que em algum momento você ouvirá “você já foi mais romântico”. Lembre-se do livro de Cântico dos cânticos.

Precisamos voltar para as Escrituras e obedecê-la. Temos toda a direção necessária para vivermos felizes dentro do nosso lar. Nossa época é de enfraquecimento da família. Pessoas têm abandonado seus lares para serem “felizes”. Ainda não compreenderam que a nossa felicidade está em viver como Cristo nos ensina, de forma que a felicidade no nosso casamento está ligada a obediência à sua palavra.

Por isso esposa, sirva a Cristo submetendo-se e respeitando seu marido. E, marido, sirva a Cristo liderando e amando sua esposa. Que o Senhor abençoe seu casamento e o encha com a felicidade de servir a Cristo.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress