IPGII

Descanse em Deus

A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.” (Êx.33.14)

O povo de Israel estava livre do cativeiro egípcio. Grandes coisas da parte de Deus eles haviam presenciado, grandes obras em favor deles. Mesmo ainda no Egito viram seus inimigos serem punidos com as dez pragas e o Senhor libertar seu povo como heróis de guerra sem precisar pegar em armas. Também, ainda no início da caminhada, viu o Senhor lhes mostrar o seu grande poder. Deus os livrou completamente da escravidão e os fez atravessar vitoriosamente o Mar Vermelho. Entretanto, neste mesmo início de caminhada rumo a Canaã, o povo também caiu em pecado grave. E, depois de um ato de idolatria, Deus os quis destruir e fazer de Moisés e sua descendência um povo segundo a sua vontade.

Moisés, então, intercede pelo povo, pedindo ao Senhor que lhes acompanhasse, que se fizesse presente na jornada que teriam pela frente. A resposta veio com a sublime promessa que ele estaria com seu povo e lhes daria descanso.

Contudo, o fato da presença divina ser com o seu povo não significaria que este estaria isento de problemas no caminho, pelo contrário, as Escrituras mostram que houve muito trabalho, muitas batalhas, angústias e também rebeliões, mas diante de tudo isso eles podiam ter a certeza de que Deus não lhes abandonaria. Eles desfrutariam da doce e firme presença do Senhor.

A promessa envolvia o descanso do seu povo. Todavia, quando Deus promete descanso não significava que eles não precisariam fazer nada. Descansar no Senhor não é sinônimo de vida espiritual sedentária, improdutiva, inerte. Vê-se na história que o povo muito trabalhou no cuidado com o tabernáculo e no cumprimento das leis de Deus, e também muito guerreou contra as nações que tiveram que enfrentar para chegar até a terra prometida. Mas então, que descanso é esse que temos em Deus?

Descansar no Senhor para nós, seus filhos, é ter a certeza de que Deus está conosco e nada nos faltará em nossa jornada. É termos comunhão com ele, conhecendo-o cada vez mais e, pela sua palavra, termos a compreensão que ele é a nossa alegria, paz e segurança.

O pecado muitas vezes nos impede de enxergar que Deus está do nosso lado, a tal ponto de esquecermos das ricas e preciosas promessas de Deus e, assim, tentamos enfrentar nossos problemas e guerras sozinhos. Entretanto, quando lembramos da promessa de Deus feita ao seu povo no deserto, quando lembramos das palavras de Cristo antes de sua ascensão que estaria conosco até a consumação do século (Mt.28.20), quando lembramos da promessa da vinda do Consolador, podemos descansar na fidelidade e no poder do nosso Deus. Temos lutas, problemas, tristezas, mas acima de tudo temos a certeza que o nosso Deus está conosco sempre a frente das nossas batalhas. Por isso, celebremos Àquele que nos mantém firmes em nossa caminhada rumo a Canaã celestial.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress