IPGII

A Felicidade dos Perseguidos

A Felicidade dos Perseguidos

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5.10).

Você se sente, de alguma forma, perseguido? E você sabe a causa dessa perseguição? O Senhor Jesus, ao falar dessa bem-aventurança, deixa bem claro que é uma perseguição por causa da justiça. Então, começaremos explicando o que não é ser perseguido por causa da justiça. Por que isso? Porque tem muita gente sofrendo injúrias e perseguições por causa do seu pecado, de sua arrogância, de sua falta de sabedoria. E ainda se utilizam de textos bíblicos para tentar esconder ou ratificar sua arrogância.

Muitas perseguições acontecem por causa de nossa insensatez, porque queremos fazer algo que não é da nossa conta, ou por não fazer o que deveríamos.

Outra coisa muito importante é que ser perseguido por causa da justiça, não é defender uma causa, ainda que uma coisa possa se entrelaçar com a outra em algum momento, porém, existem diferenças. Entre eles podemos citar os motivos políticos religiosos. Não estou aqui dizendo que não podemos ter opinião política, mas ser perseguido por isso não é ser perseguido por causa da justiça. Talvez você defenda posturas políticas mais éticas e morais, o que é justo, mas ser perseguido por isso não é a justiça que Cristo fala na bem-aventurança.

O que é ser perseguido por causa da justiça? É ser perseguido por ser parecido com Jesus. D. Martyn Lloyd Jones comentando sobre essa passagem disse: “é como se Jesus tivesse dito: ‘Isso é o que acontecerá com você somente porque você é crente’.” Observe que lutar por uma causa seja ela moral, política, econômica, ambiental, ainda que seja justa, no que diz respeito as coisas humanas, não é algo propriamente e exclusivamente cristão. Em resumo, podemos dizer que ser perseguido por causa da justiça é ser perseguido por quem nós somos em Cristo, não pelo que temos ou fazemos. É quando incomodamos apenas por estar em algum lugar mesmo sem fazer nada, somente por sermos cristãos. A luz incomoda as trevas.

Devemos lembrar que somos pacificadores, então não podemos causar, intencionalmente, contendas. Observemos a vida de Abel, ele não contendeu com seu irmão, mas irritou apenas por ser quem era; Davi não contendeu com Saul, pelo contrário, poupou algumas vezes a vida de Saul, porque não queria de forma alguma contender com este, mas o incomodou por ser o escolhido de Deus; os irmãos de Esmirna não foram perseguidos por atiçarem contendas, mas porque foram fiéis ao Senhor. Não porque revidaram, mas falaram e fizeram tudo quanto Deus ordenou.

O justo incomoda e é perseguido, não somente pelo que defende, mas pelo que é.

Dessa forma, podemos afirmar que a nossa felicidade está em ser parecido com Jesus, ainda que isso nos custe relacionamentos, emprego, bens, conforto, liberdade e até a própria vida. A nossa felicidade está em brilharmos a luz de nosso Senhor, tendo a certeza que agradamos a Deus. A nossa felicidade consiste na certeza que esses momentos de tristezas e dores são momentâneos e o nosso galardão já está assegurado por aquele que é fiel.

Que o Senhor nos ajude a perseverarmos felizes no reconhecimento do nosso Deus.

Por: Rev. Robson Luiz Silva dos Reis

plugins premium WordPress